Na Igreja Católica, os santos são frequentemente atribuídos a várias funções como padroeiros, e isso sempre se refere a diferentes áreas da vida com as quais eles têm alguma conexão.
Os fiéis então buscam a intercessão daquele santo para essa área específica.
Um aspecto curioso dessa tradição é o fato de que muitos santos tornaram-se padroeiros de coisas incomuns. Há sempre uma razão para isso, mas à primeira vista pode ser difícil ver a conexão.
Embora possa parecer estranho, isso reforça a ideia de que Deus deseja santificar todos os aspectos da nossa vida, até mesmo os mais particulares.
Aqui está uma galeria de fotos que destaca 10 santos padroeiros de coisas incomuns:
1) Santo Isidoro: a internet
Conhecido por seu conhecimento enciclopédico, Santo Isidoro nunca navegou na internet, mas é seu padroeiro.
2) Santa Bibiana: dos bêbados
Embora não fosse uma bêbada, Santa Bibiana é padroeira dos bêbados pois tem seu nome a eles ligado: em latim, Bibiana significa “beber”.
3) Santa Clara: televisão
Deus teria lhe concedido a graça de assistir a uma visão ao vivo da missa na parede do quarto.
4) São Drogo: dos feios
O corpo de São Drogo ficou tão terrivelmente deformado por causa de uma doença que ele tinha um dormitório próprio longe de todos os outros.
5) Santa Bárbara: fogos de artifício e artilharia
Seu pai foi atingido por um raio depois de ter denunciado Bárbara à morte por causa da fé cristã dela. Daí, sua invocação perante qualquer coisa que exploda
6) São Nicolau: dos penhores
São Nicolau pagou com moedas de ouro os dotes de três pobres garotas que seriam vendidas para escravidão sexual. Essa atitude o levou a ser o padroeiro de lojas de penhores.
7) São Bento: dos espeleólogos
Como Bento viveu em cavernas durantes a maior parte de sua vida, acabou se tornando o padroeiro dos espeleólogos (nome dado aos profissionais que estudam a ciência das cavidades naturais e outros fenômenos cársticos).
8) São Denis: contra a dor de cabeça
São Denis foi decapitado e assim acabou se tornando o padroeiro contra a dor de cabeça
9) São Lourenço: do churrasco
Lourenço ficou famoso por dizer aos seu torturados, que o queimavam em uma grelha: “Virem-me, cansei deste lado”.
10) São Elígio: dos postos de gasolina
Como padroeiro dos fabricantes de ferradura, os trabalhadores de postos de gasolina acabaram sendo um desenvolvimento natural da proteção deste grande santo.
Fonte: Aleteia (adaptado)