Simpósio Nacional das Famílias será ocasião para aprofundar a visão da Igreja de que a família é o lugar, por excelência, da educação e que conhecer exige educar
O 10º Simpósio Nacional das Famílias será realizado de forma on-line no dia 23 deste mês. O evento presencial, em Aparecida (SP), foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) se comprometeu a oferecer as palestras e comunicados do simpósio por meio da internet.
Desta forma, a programação do evento on-line será transmitida ao vivo pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube.
Com o tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52), o simpósio será uma ocasião para aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.
“Há muito a Igreja do Brasil tem favorecido o trabalho com as famílias, especialmente por meio da Pastoral Familiar. Ela cresce e se aprimora através das diversas formações nacionais, regionais, diocesanas e paroquiais”, recorda a CNPF em carta assinada pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, pelo assessor, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf.
No texto, apontam o simpósio como um dos “momentos formativos mais significativos, além de espaço de convivência e conhecimento mútuo” entre os agentes das Pastoral.
Programação
As transmissões do Simpósio serão divididas em dois momentos: das 8h às 12h e depois das 14h às 18h.
A programação inicia com uma conferência da qual participarão os bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, o assessor e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar. Na sequência, haverá a oração do terço, conduzido pelo Regional Sul 2 e com a participação de agentes da Pastoral Familiar das cinco regiões do Brasil.
O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom Ricardo Hoepers, partilhará uma palavra introdutória com todos os participantes e conduzirá para o momento de aprofundamentos. A palestra inicial será com o padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina (PR), pós-doutor em Teologia Moral e Familiar. Ele vai falar sobre o tema central do Simpósio.
Ainda na parte da manhã, haverá palestra sobre o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, informes do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, testemunhos e momento musical.
Na parte da tarde, a programação terá mesa mediada por dom Ricardo Hoepers com aprofundamento de temas por especialistas. O coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumman, falará sobre família e violência. A doutora em Teologia, Maria Inês de Castro Millen, oferecerá uma reflexão sobre os valores morais na família. Já o padre Márcio Tadeu falará sobre família e escola. Outras reflexões na mesa serão afetividade e sexualidade e aspectos lúdicos da educação.
Ao final das atividades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar retorna à programação para interação com os internautas. Logo na sequência, haverá Missa ao vivo presidida por dom Ricardo Hoepers, direto de Rio Grande.
Fonte: Canção Nova/ CNBB