Evento será concluído neste domingo, 21, e acontece no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP); Reflexão será sobre a temática do Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão”.
Uma das linhas de ação do 3º Ano Vocacional do Brasil, que se iniciou em novembro de 2022 e segue até a Solenidade de Cristo Rei de 2023, é a realização do I Seminário Vocacional Nacional. O evento acontece de 19 a 21 de maio, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP) e irá refletir a temática do Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão”, com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).
O Seminário também é inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco Christus Vivit. De acordo com o vice-coordenador do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV/PV), padre Guilherme Maia Júnior, o evento será uma oportunidade ímpar de estudo, reflexão e construção concreta de ações que facilitem a caminhada da animação vocacional na Igreja do Brasil. “É um esforço para que possamos, cada vez mais, dar passos na vivência de uma cultura vocacional”.
Participação e organização
A distribuição de vagas para participar do Seminário Vocacional Nacional foi feita entre os diferentes organismos da Igreja, contemplando diversas pastorais, regionais e conferências. O encontro deve reunir mais de 80 pessoas de diversas partes de todo o Brasil.
O Seminário Vocacional Nacional é um evento organizado pelo Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (SAV/PV – CNBB), Serviço de Animação Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (SAV/CRB), MAGIS Brasil – Rede Inaciana de Juventude, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), da CNBB.
Programação
A atividade inicia-se nesta sexta-feira, 19, às 16h, com o credenciamento. Ainda na primeira noite do Seminário acontece o primeiro colóquio, com o tema: “Problematizações da realidade – situação da Animação Vocacional/ Olhar sobre o cenário”.
O sábado, 20, terá a celebração da missa às 7h, presidida por Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão Central do Ano Vocacional. Durante a manhã, outra conferência levará em conta o “Olhar teológico/ antropológico da vocação” e o momento será concluído com uma mesa redonda. Já a tarde será marcada por trabalhos de grupo.
O Seminário será concluído no domingo, 21, com a plenária dos trabalhos de grupo realizados no dia anterior.
Fonte: Canção Nova