“Só me restou a fé, eu nunca deixei de acreditar no Senhor” pe Edalto Miguel
Por Rodrigo Freires
O segundo dia da Semana Jovem do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia teve a presença do Padre Edalto Miguel da Paróquia de Santa Rosa de Lema do Jardim São José.
Edalto nascido na cidade de Taboão da Serra, sempre gostou de música, infelizmente o falecimento de seu pai quando Edalto tinha apenas 12 anos, fez o então menino trabalhar como músico para ajudar nas contas de casa. O contato com a vida noturna muito cedo o levou a começar a beber muito cedo além de experiências com drogas e uma afetividade completamente desregrada. Edalto viveu dessa forma durante 9 anos.
Um dia, foi convidado para tocar em um grupo de oração onde as pessoas sempre o acolhiam muito bem, mesmo percebendo sua vida mundana, a comunidade o ajudava com muito amor. Edalto sentindo-se em casa passou a frequentar mais a igreja indo a missas como as do padre Alberto Gambarini e Marcelo Rossi, sua proximidade com Deus e o apoio de sua comunidade o fez abandonar a vida noturna.
Tempos depois, Edalto começou a sonhar com roupas pretas e batinas, a vontade de Deus era clara. Mesmo um pouco contrariado entende o recado e entra para o Seminário. Faz a faculdade de filosofia e é convidado a terminar o curso de teologia na Itália e aceita. Prestes a se ordenar diácono, faz um exame de rotina. Para sua surpresa o médico diz que devido a uma arritmia grave, seria necessário fazer um transplante de coração. Mesmo sem nunca ter sentido nada de diferente e sempre levar uma vida normal, o médico informa que ele poderia enfartar a qualquer momento. Sem sua família na Itália, resolve voltar ao Brasil para fazer o tratamento.
Chegando no Brasil, faz novamente todos os exames e nota-se uma piora. O coração começa a crescer e o corpo a reter líquido, teria que fazer o transplante. Apesar disso, ele consegue ser ordenado Diácono em 2011. Edalto luta bravamente contra a doença quando em 2014 é afastado, seu coração estava muito debilitado. O diácono perde muito peso, sentia muito frio devido à má circulação do sangue, sua pele escurecia e ele tinha de tomar 45 comprimidos por dia para se manter vivo, além de mais 2 para conseguir adormecer.
Em um determinado dia, sabendo que do Cerco de Jericó dos dias 23 há 29 de junho de 2014, Edalto ora a Deus: “Senhor, Eu não aguento mais, quando era da noite eu era saudável, nunca havia sentido nada. Agora que estou aqui, por tua causa, por amor a ti, passo por tudo isso? Senhor, eu não aguento mais! Eu vou a esse Cerco de Jericó e quero ou céu ou um milagre. ”, termina;
O cerco de Jericó acontece e Edalto com diversas limitações participa de todos os dias como servo de Deus ajudando na preparação do altar para consagração. No dia 30 de junho, solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, recebe uma ligação. Um médico diz fica sabendo de seu quadro e quer conhece-lo no dia seguinte.
Dia 01 de julho de 2014, Edalto se apresenta a nova equipe médica que o submete a uma bateria de exames que constatam que Edalto deveria ficar internado na UTI porque seu coração estava muito enfraquecido, era necessário urgentemente um transplante.
Chegando na UTI ele conhece Robson um homem que também estava à espera do coração, só que há mais de 6 meses. Robson olha para Edalto e pergunta: “Você acredita em Jesus? ”. Edalto eufórico, responde? “Mas é claro que sim! Só me restou a fé, eu nunca deixei de acreditar no Senhor”. Robson olha em seus olhos e diz: “ Então continue a acreditar porque Deus irá tirar nos dois daqui. ”
11 dias depois, a equipe de enfermeiros acorda Edalto e pede ir com eles, havia chegado um novo coração compatível e eles queriam operar ele de imediato. Era quase 10h da manhã quando Edalto é submetido a anestesia para a cirurgia detransplante de coração. Ao acordar, as Edalto receberam vida nova. O coração era de um jovem de 20 anos.
Edalto entra no Hospital dia 01 de julho e recebe alta dia 01 de agosto de 2014, 30 dias depois. Seu amigo Robson, tempos depois recebe um novo coração, eles são amigos até hoje. Jesus deu vida nova aos dois. Padre Edalto mostra aos jovens a importância de acreditar no impossível que Deus pode fazer em suas vidas, como fez na vida de Lázaro em João 11, como fez em sua vida e como fez na vida de Robson. Em uma noite de muita oração os jovens entenderam a mensagem que está em João 11,26: “Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. ”
Segue na integra as passagens utilizadas pelo Padre além das fotos.
Você também pode acompanhar a pregação clicando AQUI, compartilhe com seus amigos e familiares.
Passagens:
João 11,1-4: Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. Maria era quem ungira o Senhor com o óleo perfumado e lhe enxugara os pés com os seus cabelos. E Lázaro, que estava enfermo, era seu irmão. Suas irmãs mandaram, pois, dizer a Jesus: Senhor, aquele que tu amas está enfermo.
João 17-27: À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro. Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus ti concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.