Há três festas populares em fevereiro que pedem o cuidado providencial de Deus por aqueles que sofrem de doenças físicas
Embora tradicionalmente o mês de fevereiro na Igreja Católica seja dedicado à Sagrada Família, na realidade é um mês que poderia facilmente assumir o tema do cuidado aos enfermos e os que sofrem.
Isso por conta de três festas populares, todas voltadas para o alívio de doenças físicas.
Memória de São Brás – 3 de fevereiro
Por muitos séculos, a Igreja tem realizado uma bênção especial da garganta em seu dia de festa, 3 de fevereiro. Essa bênção homenageia uma história de vida de São Brás, quando ele removeu uma espinha de peixe da garganta de uma criança sufocada. A bênção diz: “que Deus te livre de todas as doenças da garganta e de todas as outras doenças.”
Dia Mundial do Doente – 11 de fevereiro
São João Paulo II instituiu este dia na Igreja Católica em 1992 e marcou sua celebração para o dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes. A razão pela qual ele escolheu este dia é porque muitos enfermos vão a Lourdes na esperança de cura. Muitos foram curados depois da imersão nas águas de Lourdes. João Paulo II explicou em uma homilia o tema geral deste dia.
Este dia, que a partir de fevereiro de 1993 será celebrado todos os anos com a comemoração de Nossa Senhora de Lourdes, pretende ser para todos os fiéis “um momento especial de oração e de partilha, de oferta do próprio sofrimento pelo bem da Igreja, e de lembrar a todos que vejam no seu irmão ou irmã enfermo o rosto de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, alcançou a salvação dos homens” (Carta que institui o Dia Mundial do Doente, 13 de maio de 1992, n. 3). Este dia busca, além disso, envolver todas as pessoas de boa vontade. Com efeito, as questões básicas colocadas pela realidade do sofrimento e o apelo para trazer alívio físico e espiritual aos enfermos não dizem respeito apenas aos crentes, mas desafiam toda a humanidade, marcada pelas limitações da condição mortal.
Dia de São Valentim – 14 de fevereiro
Segundo algumas lendas, São Valentim era um médico-sacerdote que curou a filha de um carcereiro romano. Esta cura milagrosa levou à conversão da família ao cristianismo e depois ao martírio de Valentim. Curiosamente, São Valentim é considerado um patrono contra a peste e todos aqueles que sofrem de epilepsia.
Fonte: Aleteia