Santa Cecília continua sendo um exemplo poderoso para nós.
Santa Cecília dedicou-se a Jesus Cristo desde muito jovem, prometendo segui-lo, mesmo que isso lhe custasse a vida.
Ela não desistiu de sua promessa, mesmo quando se casou com um pagão, que se converteu ao cristianismo após a noite de núpcias.
Dom Prosper Guéranger compartilha três importantes lições de santidade que podemos aprender com a vida de Santa Cecília.
1. Coração puro
Santa Cecília fez votos de virgindade antes de seu casamento com Valeriano e disse ao marido que um anjo foi designado para proteger sua pureza. Ela não vacilou, e seu marido passou a respeitar esse voto.
A castidade é para todos, não apenas para os religiosos. Isso é algo que todos podemos seguir, reconhecendo a dignidade do casamento e não abusando dele, como explica Guéranger:
“Que o casamento, com suas castas consequências, seja considerado honroso; deixe de ser uma diversão ou uma especulação; que a paternidade e a maternidade não sejam mais um cálculo, mas um dever austero”.
2. Zelo ardente
Santa Cecília era zelosa com sua fé, amando a todos e desejando que se unissem a ela na religião cristã.
Guéranger exalta a caridade que estes primeiros cristãos tinham pelos outros:
“[Os] pagãos costumavam dizer: ‘Veja como eles se amam!’E como eles poderiam ajudar a amar um ao outro? Pois na ordem da fé eles eram pais e filhos. Que ternura materna Cecília sentia pelas almas dos seus irmãos pelo simples fato de ser cristã!”
3. Coragem sobre-humana
Santa Cecília também demonstrou coragem sobre-humana em meio à perseguição e à sentença de morte.
Guéranger explica como a coragem de Santa Cecília pode nos ajudar a banir o medo de nossas vidas, reconhecendo nosso destino final:
“Esquecemos que somos apenas peregrinos nesta terra? E a esperança do bem futuro desapareceu dos nossos corações? Cecilia nos ensinará como nos livrar desse sentimento de medo. Na sua época a vida era menos segura do que agora. Certamente havia, então, alguma razão para temer e, no entanto, os cristãos eram tão corajosos que os poderosos pagãos muitas vezes tremiam com as palavras das suas vítimas.”
Enfim, Santa Cecília continua sendo um exemplo poderoso para nós e podemos aprender muitas lições com sua curta vida.
Fonte: Aleteia