Esses itens religiosos, além de nos lembrarem de Deus, também são associados à proteção divina para nós e as pessoas que amamos
Dirigir no dia-a-dia pode ser cansativo e estressante por causa de inúmeros fatores: o tráfego, as imprudências alheias, a situação das vias, as condições meteorológicas…
Para nos ajudar a manter o espírito elevado nas circunstâncias nem sempre fáceis do cotidiano, nós contamos com um conjunto inspirador e eficaz de recursos que a Igreja nos fornece. Entre eles, estão os sacramentais, objetos ou práticas religiosas que, quando corretamente compreendidos e utilizados, nos incentivam a focar na santificação de todos os aspectos da nossa vida, intensificando o relacionamento com Deus inclusive nas aparentes banalidades de cada dia. Os sacramentais são extensões dos sete sacramentos e nos ajudam a ficar abertos à graça de Deus em tudo o que fazemos.
Amuletos?
Eles não são nem devem ser confundidos com “amuletos”, embora muita gente, equivocadamente, veja os sacramentais como objetos “mágicos” voltados a “dar sorte”. Eles não podem impedir por si sós que ocorram incidentes ou mesmo acidentes.
No entanto, os sacramentais são como “lembretes” para a nossa alma e, neste sentido, nos ajudam a manter mais viva a consciência da presença de Deus, a confiança no Seu cuidado providencial e o chamado a vivermos as virtudes – entre as quais tem grande importância a virtude da prudência.
Além disso, muita gente já testemunhou acontecimentos inexplicáveis ligados ao uso adequado de sacramentais como a medalha milagrosa, o crucifixo e o escapulário, inclusive ajudando a salvar vidas.
Os seguintes três sacramentais, se usados corretamente, podem nos ajudar enquanto usamos os nossos veículos:
- A bênção do carro
Entre as muitas bênçãos que a Igreja nos oferece, uma das mais populares é a bênção dos carros. Feita normalmente por um sacerdote ou diácono, ela pede a Deus uma especial proteção para as pessoas que usarem o veículo abençoado. A bênção realizada uma vez é suficiente para toda a vida útil do carro, mas nada impede que solicitemos bênçãos especiais para ocasiões diferenciadas, como grandes viagens.
- O escapulário de Nossa Senhora do Carmo
O escapulário consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Um pedaço de pano traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo. É uma miniatura do hábito carmelita; por isso mesmo, é uma veste e costuma ser usado junto ao corpo, preso ao pescoço por um cordão fino e simples. Não obstante, é possível também manter um escapulário dentro do carro.
É sempre importante observar que o escapulário deve ser abençoado e colocado no fiel por um sacerdote, de acordo com o assim chamado “rito da imposição do escapulário” (não é preciso voltar a passar pelo rito da imposição caso você precise “trocar” de escapulário: basta ter recebido a imposição uma vez na vida, pois ela se aplica à pessoa e não ao escapulário em si.
Portanto, se você já recebeu a imposição, mas perdeu o escapulário ou ele se deteriorou por qualquer motivo, basta trocar de escapulário sem necessidade de solicitar novamente a imposição. De qualquer forma, é perfeitamente possível e recomendável pedir que um sacerdote dê uma bênção simples ao novo escapulário, mencionando que você já recebeu anteriormente a imposição).
Quando Nossa Senhora do Carmo apareceu para São Simão Stock no dia 16 de julho de 1251 na visão em que lhe entregava o escapulário, ela fez esta promessa:
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Essa devoção foi confirmada por vários Papas, sendo particularmente apreciada por São João Paulo II. Para saber mais sobre o escapulário, a sua história e o seu uso correto, confira este artigo: O escapulário – o que é, como surgiu e como nos ajuda para a salvação eterna.
- A medalha de São Cristóvão
Outro dos sacramentais mais comuns para uso nos carros é a popular medalha de São Cristóvão, venerado como o santo padroeiro dos viajantes. Sua intercessão é frequentemente invocada quando se viaja de carro.
Para saber mais sobre São Cristóvão e a sua interessante história, você pode acessar este artigo complementar: Por que São Cristóvão é padroeiro dos motoristas e viajantes?
Esta é uma das orações que podem ser feitas a ele:
Oração a São Cristóvão
Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós. Amém.
Fonte: Aleteia