Muitas famílias têm uma tendência de relaxar na vida espiritual durante os dias de descanso. No entanto, existem numerosas soluções para não se afastar do Senhor. Aqui estão algumas delas, para crianças, jovens e adultos
Assim como nós preparamos atividades de lazer, passeios e viagens, nossas malas e outros detalhes, possamos também promover formas de ajudar as crianças e toda a família a crescer no amor de Deus durante os momentos de lazer e de descanso.
Veja 4 dicas de como alimentar de espiritualidade os seus passeios familiares:
1 – O CANTINHO DA ORAÇÃO
Durante o ano, um canto de oração como um pequeno oratório com uma cruz e uma Bíblia, por exemplo, ajudam a unir a família para a oração.
Enquanto estamos em casa, podemos aproveitar os dias de recesso para redecorar o nosso cantinho de oração e embelezá-lo.
Se toda a família passeia ou viaja junto, tudo vai depender do local onde ela está indo. Se estamos em uma casa da família um cantinho de oração talvez já exista. Nós podemos então nos organizar para melhorá-lo e já levar conosco todo o material necessário.
Vamos pensar em família sobre quais objetos levar conosco em nosso passeio. Um pequeno ícone, velinhas perfumadas e um belo tecido já seriam um ótimo começo.
Por outro lado, se partimos para uma aventura, como ir acampar, ainda assim o lugar de oração deve estar lá, mesmo que pequeno.
Se a família se dispersar durante as férias, nós podemos propor às crianças de confeccionar cada um o seu pequeno oratório portátil que, onde estiverem, os lembrará da importância da oração quotidiana.
2 – PENSAR EM UM OU DOIS LIVROS
Durante os passeios e as férias, temos mais tempo para ler e contar histórias aos pequenos. Assim podemos pensar em levar um ou dois livros.
Certos santos da Igreja por exemplo, tão interessante são suas vidas, que podem ser lidos e relidos por jovens e idosos.
Para dias chuvosos, podemos sugerir às crianças livros de colagens ou para colorir e completar. Podemos também propor aos mais velhos aqueles livros que nutrem a alma.
Não esqueçamos que essa “pequena biblioteca” pode trazer muito para nossos filhos, mas também pode ser um suporte para uma ação missionária junto aos nossos primos, amigos ou vizinhos que encontramos durante as férias. É uma boa ideia levar na mala um ou dois exemplares particularmente especiais para poder dar de presente a um primo, parente ou amigo.
Se nossos filhos frequentam o catecismo ou fazem parte de um grupo de oração, é importante que as férias sejam uma extensão de tudo o que eles experimentaram durante o ano. É por isso que é bom que, na medida do possível, eles levem cadernos, livros ou revistas que tenham apoiado sua vida espiritual durante os meses anteriores.
As crianças também devem levar – pensando especialmente nas férias – a sua Bíblia e caderno de oração. Se não têm muito espaço, é uma boa ideia carregar consigo os quatro evangelhos em uma edição de bolso. É uma opção que cabe em qualquer lugar, mesmo numa mochila ou bolsa pequena.
3 – NÃO ESQUECER DE IR À MISSA
Um momento de lazer, passeio ou férias é uma razão a mais para observar como o domingo é especial e lembrar que a missa vem em primeiro lugar. Nós podemos planejar passeios pela natureza ou à praia durante à semana, para não sermos impedidos de participar da missa dominical.
4 – DOAR SEU TEMPO
Viver como filho de Deus não é apenas rezar, mesmo que a oração seja vital. É também amar os outros e não viver no egoísmo, dobrado em seu próprio conforto.
Ao planejar as férias em família, por exemplo, devemos nos perguntar sobre a importância que o outro tem em nossa vida. Por exemplo, por que não considerar convidar para estar conosco uma criança que não tem a chance de sair de férias, ou até mesmo uma pessoa que mora sozinha?
Experimente fazer um desvio para ver uma velha tia que os espera há anos; planejar um tempo para escrever cartas reais para aqueles que amamos sem nos contentarmos com cartões postais apressados.
Na mesma linha, apoie a generosidade de seus filhos que desejam voluntariar e assim doar o seu tempo durante esses dias de descanso. Isso não é algo que trará para eles uma “rentabilidade” financeira ou acadêmica, mas é igualmente importante.
Preparemos nossos passeios e férias para que juntos ou separados nós permaneçamos unidos pela oração e pelo amor de Deus. Vamos ajudar nossos filhos a aproveitar plenamente desses dias na verdadeira liberdade dos filhos de Deus!
Fonte: Aleteia