Padre Alexandre nasceu no dia 27/09/1978, no Hospital Moderno, em Santo Amaro, São Paulo. Seus pais são Ademir da Silva e Maria de Lourdes Matias da Silva. Teve uma infância muito tranquila, foi educado em um lar católico, harmonioso e com princípios cristãos. Foi batizado em 12/11/1978 na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, pelo então diácono Alberto Luiz Gambarini. Vale destacar que cresceu praticamente dentro da sacristia da Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Potuverá. Aos 6 (seis) anos já era coroinha, ajudava a sua avó materna, Maria do Amaral Matias -senhora piedosa e carinhosa- a limpar e cuidar da Igreja; também em sua companhia rezava o terço diariamente, diante da Capela do Santíssimo e participava da catequese. Tudo isso foi lhe cultivando o desejo de ser padre.
No ano de 1996 ingressou no Seminário Propedêutico São Pedro e São Paulo. Concluiu o Propedêutico em 12/12/1996 e neste mesmo dia em uma missa solene entregou o pedido ao Bispo Dom Emílio Pignoli para ser admitido e entrar no Seminário Maior.
Iniciou o Seminário Maior e a Faculdade de Filosofia. Em maio de 1999 recebeu o convite por parte de Dom Emílio para estudar na Europa, Itália. Em julho, após muita oração e reflexão, respeitando o pedido do Bispo e vendo a necessidade da Diocese, aceitou o convite. Cursou Teologia por três anos. Na Itália, permaneceu por cinco anos.