Dicastério para a Cultura e a Educação estará presente na Bienal de Arquitetura, agendado de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
Nesta terça-feira, 18, às 11h30, na Sala de Imprensa da Santa Sé, São Pio X, será realizada a Coletiva de Imprensa para a apresentação do Pavilhão da Santa Sé – “Amizade Social: Encontro no Jardim” – na 18ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, que acontecerá de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
Segundo o prefeito do Dicastério da Cultura e Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça, a presença da Santa Sé na Bienal de Arquitetura quer ser “uma manifestação do desejo da Igreja de estar próxima, não apenas do mundo da arquitetura, mas das artes em geral, e deve ser vista como uma declaração programática de como o Dicastério procurará garantir a presença da Igreja nesses lugares, eventos e espaços onde os artistas se reúnem”.
Pavilhão da Santa Sé na Bienal
O cardeal já havia mencionado que a Santa Sé dedicará seu Pavilhão Nacional da Bienal de 2023 ao tema da amizade social, particularmente importante para o Papa Francisco, que apresentou sua visão da Cultura do Encontro nas Encíclicas Laudato si’ (2015) e Fratelli tutti ( 2020).
Assim, de 20 de maio a 26 de novembro de 2023, nas salas e jardim da Abadia de San Giorgio Maggiore, a exposição “Amizade social: encontro no jardim” convidará os visitantes, segundo palavras do curador do Pavilhão, o arquiteto Roberto Cremascoli, a “cuidar do planeta como cuidamos de nós mesmos e a celebrar a cultura do encontro”.
Estarão presentes e terão a palavra, além do Cardeal Tolentino; o curador do Pavilhão da Santa Sé, o arquiteto Roberto Cremascoli; o encarregado do projeto executivo (conectado remotamente do Porto), o arquiteto Álvaro Siza; o arquiteto Emanuele Almagioni, Giacomo Borella, a responsável pelo projeto executivo (conectado remotamente a partir de Veneza), Francesca Riva (Studio Albori).
Fonte: Canção Nova