Assim começou o San Lorenzo de Almagro: um sacerdote disse para alguns jovens da vizinhança: “ofereço-vos o campo se…”
Acho que todos já sabem que o “torcedor” número 1 do San Lorenzo de Almagro é o Papa Francisco. Mas o que poucos sabem é que este importante clube argentino de futebol foi fundado por um padre, e que as cores de seu uniforme são inspiradas nas roupas de Nossa Senhora Auxiliadora.
“Eu ofereço-lhes o campo do oratório se vierem à missa aos domingos.” E assim nasceu o San Lorenzo de Almagro, graças ao amor pelos jovens de um sacerdote salesiano, o padre Lorenzo Massa.
A ideia de convidar os jovens ao oratório “Santo Antônio” do bairro de Almagro, em Buenos Aires, surgiu devido a um trágico acontecimento. Nas ruas do bairro começaram a circular os primeiros bondes, e um dos meninos acostumado a brincar na rua foi atropelado e morreu.
A 1 de abril de 1908 nasceu a associação com estes jovens que brincavam na rua e se autodenominavam “Los forzosos de Almagro”, que decidiram mudar o nome em homenagem ao seu fundador, ao santo mártir da Igreja e à batalha decisiva pelo qual San Martín conquistou a independência argentina.
Padre Lorenzo se inspirou nas vestes de Nossa Senhora Auxiliadora para as cores da camisa que representaria sua equipe. Trata-se de uma imagem da Virgem muito querida pelos Salesianos.
Em 1916, nascia o primeiro estádio em uma parte da fazenda do Colégio Maria Auxiliadora, na área onde hoje existe o bairro de Boedo. Eles o chamavam de gasômetro, por causa de sua forma semelhante aos tanques gigantescos de gás liquefeito. Como consequência de várias dificuldades financeiras, o clube foi forçado pela ditadura do país a vender e abandonar seu histórico estádio, jogando seu último último jogo ali em 1979.
Atualmente – e desde sua inauguração em 16 de dezembro de 1993 –, eles jogam no chamado “Novo Gasômetro”.
Dia histórico
O dia 28 de junho de 2019 foi um dia histórico para San Lorenzo: é assinada a escritura que devolve ao clube os mais de 27.000 m2 de terreno que haviam perdido para o governo.
O San Lorenzo de Almagro é o quarto time de futebol mais importante da Argentina, e tem mais de um torcedor famoso mundialmente, o primeiro certamente é o Papa Francisco, que tantas vezes não só compareceu ao campo para assistir aos jogos, mas também para motivar os jogadores e rezar com eles.
Outro “fã ilustre” é o ator americano Viggo Mortensen (Aragorn de “O Senhor dos Anéis”). Sua paixão pelo San Lorenzo é tanta que ele até apareceu na 91ª edição do Oscar vestindo um colete com o emblema do clube.
Paixão que nasceu dos anos que ele viveu na Argentina, dos 3 aos 11 anos, amor que levou à doação da capela dedicada ao Padre Lorenzo Massa, ideia que surgiu de algumas senhoras do bairro que se reuniam para rezar pelo clube. O ator sem hesitar contribuiu com todas as despesas para a construção da capela.
Sem dúvida, o San Lorenzo de Almagro desperta grandes paixões.
Fonte: Aleteia