A fundação apoiará quase 400 acampamentos de verão e confraternizações – o Líbano e a Síria serão os maiores beneficiados com a ajuda.
Dezenas de milhares de jovens e crianças de países em crise como Síria, Egito, Armênia, Ucrânia ou Líbano participam neste verão de acampamentos de verão e cursos apoiados pela fundação internacional de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre (ACN, sigla em inglês).
Síria
Mais da metade dos cursos serão realizados na Síria. Depois de uma guerra que durou mais de dez anos e que resultou numa situação econômica dramática, a fundação vai apoiar 45.574 participantes, na sua grande maioria crianças e jovens, que estarão em 273 colônias de férias entre junho e setembro para recuperar forças e curar feridas.
Os participantes são cristãos de diferentes denominações pertencentes às Dioceses de Homs, Aleppo, Lataquia, Tartus, Jazira, Hama e Damasco, entre outras. As igrejas locais tentam com estes projetos não só reconstruir as estruturas, mas também a alma e o espírito das pessoas, especialmente crianças e jovens que muitas vezes são os que mais sofreram com as consequências da violência e da guerra.
Este ano, a ACN liberou fundos adicionais para acampamentos de verão em regiões onde as crianças foram afetadas pelo recente terremoto, como Latakia, Hama e Aleppo.
Os acampamentos de verão geralmente acontecem no âmbito de grupos de escoteiros; outros, como grupos de oração e catequese e clubes juvenis cristãos, recebem apoio para diversas atividades.
Líbano
O segundo país com mais participantes e número de cursos será o Líbano, onde a ACN intensificou muito a ajuda nos últimos três anos, desde a explosão no porto de Beirute em agosto de 2020. Serão 106 acampamentos de verão financiados pela fundação em todo o país, nos quais se calcula a participação de 18.855 crianças e jovens libaneses.
Incentivo do Papa
“Durante a última reunião da ROACO, a comissão que reúne as obras de ajuda às Igrejas Orientais, o Santo Padre nos agradeceu por apoiar os jovens das Igrejas Orientais. Ele nos encorajou a ouvir os desejos que eles carregam em seus corações. Os jovens querem ser protagonistas do bem comum nestes países, a ‘bússola’ da ação social”, explica Marco Mencaglia, diretor do projeto Ajuda à Igreja que Sofre Internacional.
“O Papa pediu aos jovens que sejam sentinelas da paz para todos, profetas que sonham e anunciam um mundo diferente, um mundo que não está mais dividido. A nossa Fundação ACN está aumentando enormemente o seu compromisso com a juventude destes países. Queremos fazer parte desse programa para o futuro”, afirma Mencaglia.
Alguns dos programas de apoio a cursos e acampamentos de verão têm uma longa tradição na lista de ajudas da ACN, como os acampamentos para cristãos na Terra Santa da Jordânia, Palestina e Israel.
Egito
Também no Egito, a ACN apoiará quatro iniciativas em 2023: três organizadas pelo Patriarcado Copta Católico – incluindo uma para órfãos, jovens com necessidades e cuidados especiais, bem como seus pais – e uma voltada para crianças e jovens egípcios e sudaneses implementadas pelo Centro para Jovens e Refugiados, sob a direção dos Salesianos.
No entanto, esses cursos de verão são essenciais para muitas crianças e jovens, não apenas no Oriente Médio. Também no Cazaquistão, Ucrânia, Cuba, Lituânia ou Armênia, serão organizados cursos e acampamentos apoiados pela ACN.
Europa do Leste
Devido à triste realidade que a Europa de Leste está sofrendo, devido à invasão russa na Ucrânia, também a juventude deste país receberá uma atenção especial. Na Ucrânia, a ACN apoiará cinco projetos sob o título “Férias com Deus” e, como na Hungria e na Estônia, acampamentos de verão para crianças e jovens ucranianos.
A Fundação ACN vai apoiar mais de 400 cursos e colônias de férias que decorrem entre junho e setembro em 13 países com 66 projetos de mais de um milhão de euros.
Fonte: Vatican News