Pe. Cido: “Tenho certeza de que você vai sentir uma grande alegria em receber Jesus sacramentado depois de uma preparação”
Adulto sem a Primeira Comunhão, mas que vai com frequência à Missa e gostaria de comungar: você conhece algum caso assim?
Pois bem, o pe. Cido Pereira, que escreve para o jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana, nos fala do caso de Francisco, da cidade de Carapicuíba. Em sua coluna de perguntas e respostas, o sacerdote abordou a situação desse homem, que relata ir à missa frequentemente, mas não comungar porque não fez a Primeira Comunhão. Francisco indaga: “Como posso resolver isso?”.
E o pe. Cido responde:
“Francisco, você não sabe o que está perdendo por não comungar! Sim, eu sei que você até já sabe que na comunhão você recebe Cristo, presente em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, no sacramento da Eucaristia. Fico feliz, meu irmão, porque você respeita a Eucaristia e não vai comungar porque não se sente preparado.
Francisco, eu garanto que, se você for bater um papinho com o padre de sua paróquia, ele vai resolver isso, indicando um catequista para prepará-lo para a Santa Comunhão. Fé você já tem, tanto que vai à missa. Falta-lhe, então, uma preparação mais profunda para entender, crer e receber Jesus Sacramentado, na Santa Comunhão”.
Adulto sem a Primeira Comunhão quer comungar
O sacerdote prossegue:
“Não se envergonhe de dizer ao padre que não fez a 1a Comunhão. Não se envergonhe de não se achar preparado para comungar. Eu pessoalmente acho que tem muito mais valor diante de Deus uma pessoa que não comunga porque não se sente preparada do que uma pessoa que vai comungar sem nenhuma devoção, sem nenhuma compreensão do mistério de amor que é a presença de Cristo na Eucaristia”.
E incentiva:
“Coragem, então, meu irmão. Tenho certeza de que você vai sentir uma grande alegria em receber Jesus sacramentado depois de uma preparação feita. Fale com o padre, peça à turma da Catequese de sua paróquia que o ajude. E, quando fizer a sua 1ª Comunhão, mande um recadinho pra mim!”
Fonte: Aleteia