Anúncio da eficácia da vacina foi feito em reunião interna. Ao saber dos resultados, um dos diretores do instituto disse: “Graças a Deus”
O anúncio interno da taxa de eficácia da vacina do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac (CoronaVac) foi, realmente, emocionante!
Um vídeo divulgado pelo próprio Butantan mostra o momento exato do anúncio, que aconteceu em uma reunião interna do instituto. O encontro aconteceu na noite de 6 de janeiro de 2021 e contou com a presença de cientistas e diretores do instituto paulista.
No encontro fechado, o diretor de ensaios clínicos do Butantan, Ricardo Palácios, apresentou os resultados dos testes da vacina contra o coronavírus feitos no Brasil. Com a voz embargada de emoção, Palácios anunciou que a eficácia da vacina é de 78% para casos leves e de 100% para os casos de internação hospitalar. Todos os presentes comemoraram os resultados, aplaudiram e até gritaram de alegria.
Aliás, em um momento do vídeo, em meio à comemoração, é possível ouvir um dos presentes agradecendo a Deus pela vacina. O diretor Ricardo Palácios diz: “Temos uma vacina”. Imediatamente, outro participante responde: “Graças a Deus!”
Como todos estavam de máscara e alguns de costas, não foi possível identificar quem proferiu a expressão de fé e gratidão.
Assista AQUI.
A eficácia da vacina do Butantan
Quando uma vacina tem eficácia de 78% significa dizer que 78% das pessoas que tomam o imunizante ficam protegidas contra a doença.
Além da eficácia, o Butantan apresentou outros números em relação aos testes clínicos feitos no Brasil. Os principais são:
Os voluntários foram 12.476 profissionais de saúde (metade tomou a CoronaVac, e a outra metade, placebo).
– 218 voluntários contraíram a Covid-19, mas nenhum deles precisou de internação – e todos se recuperaram.
– Entre os infectados, pouco menos de 60 estavam no grupo vacinado, e cerca de 160 tomaram placebo.
– Pessoas acima de 18 anos e idosos participaram do estudo clínico.
– O governo de São Paulo informou que já solicitou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a autorização para o uso emergencial do imunizante no país. No Estado, a previsão é iniciar a campanha de vacinação no dia 25 de janeiro de 2021.
Fonte: Aleteia