O Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Rogelio Cabrera López, exortou os fiéis a viverem o Advento “de maneira piedosa e criativa”.
Em uma mensagem de vídeo publicada em 29 de novembro, Dom Cabrera López destacou que “com a chegada de um novo ciclo na liturgia da Igreja, prepara-se para todos os cristãos uma nova oportunidade de renovação espiritual unida à gratidão a Deus pelos mistérios que celebramos ao longo do ano”.
“O tempo do Advento que iniciamos hoje é o momento ideal para preparar nossos corações para a grande festa do Natal do Senhor. Cada um dos quatro domingos que antecedem o Natal vai nos introduzindo na grandeza do mistério pelo qual realizamos estas celebrações”, disse.
O Prelado assinalou que “embora muitas das tradições a que estamos habituados não possam ser realizadas… podemos fazer com que em cada uma de nossas casas se reavive o sentido profundo deste tempo”.
O Arcebispo de Monterrey propôs aos fiéis que neste tempo do Advento leiam “em família o Evangelho de São Lucas, desde o primeiro dia de dezembro a 24 de dezembro, ler um capítulo todos os dias”.
Ao ler o Evangelho de São Lucas neste momento, indicou, as famílias terão “a oportunidade de meditar sobre toda a vida de Jesus, o que nos ajudará a celebrar melhor esta solenidade”.
Dom Cabrera López também pediu aos fiéis que não se esqueçam de “reforçar as medidas que as autoridades tanto têm insistido” em matéria de saúde e destacou que “este mês de dezembro deve ser vivido na solidariedade”.
“Sabemos do grande desejo que todos temos de abraçar os nossos entes queridos, de passar o Natal com eles, por isso a melhor forma de o fazer é cuidando de nós próprios e cuidando deles”.
“Sejamos prudentes, atendamos com humildade ao que nos é pedido, é para o nosso bem. Cuidemos de maneira especial de nossos irmãos idosos, que têm se protegido contra esta pandemia. Por favor, não os coloquemos em situação de risco”, pediu.
Fonte: acidigital