O local também pode ter sido a pista onde Salomé protagonizou sua dança infame
Uma equipe de arqueólogos que trabalhou no local de Machaerus (ou Maquero), a fortaleza de Herodes Anitpas localizada na Jordânia moderna, acredita ter descoberto a pista onde Salomé executou sua dança infame. Se correto, o lugar também seria o local onde João Batista foi condenado à morte.
A morte de João Batista está relatada em Mateus 14 e em Marcos 6. Ambas as narrativas bíblicas explicam que o rei Herodes Antipas se casaria com Herodíades, mas os dois já haviam sido casados com outras pessoas. João Batista caiu no desgosto do rei depois que criticou publicamente suas núpcias, condenando a união pecaminosa.
Herodes Antipas, então, relutou em executar João Batista por medo de uma revolta daqueles que viam João como um profeta. E o Evangelho continua a história:
“Na festa de aniversário de nascimento de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convidados e agradou a Herodes. Por isso, ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse. Por instigação de sua mãe, ela respondeu: ‘Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista’” (Mateus 14, 6-8).
A pista de dança de Salomé
De acordo com o site LiveScience, o diretor de escavação Győző Vörös sugeriu que o pavilhão em Maquero é provavelmente o local onde Salomé dançou. Além disso, ele lembrou que a pista de dança, inicialmente descoberta em 1980, possui um pequeno nicho lateral.
Vörös está, de fato, confiante de que este nicho teria acomodado um trono, o que ele acredita solidifica sua teoria. Herodes estaria no assento que simbolizava sua autoridade enquanto observava a dança.
O anúncio causou reações diversas de especialistas. Alguns concordaram que este é provavelmente o local da execução e da dança. Outros, no entanto, sugerem que o nicho poderia ter outros propósitos, já que poderia não ser grande o suficiente para um trono.
Fonte: Aleteia