Trata-se da 33ª edição do curso, que tem como objetivo oferecer ao episcopado a oportunidade de reflexão sobre temas importantes à condução da Igreja no Brasil.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro está promovendo a 33ª edição do Curso para os Bispos, realizado anualmente desde 1990, no Centro de Estudos do Sumaré, na Capital Carioca. O atual tema escolhido pelo prelado é “Antropologia Integral e a Crise da Cultura Atual: reflexões, consequências e encaminhamentos”.
“O Curso para os Bispos tem a missão de, a partir da leitura do contexto histórico vivido pela Igreja e pela sociedade, trazer para o episcopado a oportunidade de reflexão acerca de temas importantes para a condução da Igreja no Brasil”, explicam os religiosos por meio de comunicado oficial.
A primeira edição do evento se deu em 1990. O tema à época fora “O múnus petrino no final do milênio diante dos problemas da Igreja”. Naquele momento, o então Cardeal Ratzinger esteve junto ao prelado brasileiro — fato que gerou um sentimento de que a unidade em torno do Pontífice era o norte a ser seguido pela Igreja.
Em sua reflexão, o futuro Papa Bento XVI indicava a necessidade da unidade em torno do Sacramento da Eucaristia. “Os discípulos se tornam povo por meio da comunidade com o Corpo e o Sangue de Cristo, que por sua vez é comunidade com Deus”, disse Ratzinger.
Bento XVI foi, inclusive, o homenageado da edição de 2023 do Curso. Vale salientar que o Curso é realizado no mês de férias dos religiosos a fim de que participem aqueles que estiverem interessados.
Fonte: Canção Nova