O Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia realizou o tradicional Arraiá de São Pedro, nos dias 29, 30 e 1 de julho, na praça do Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica da Serra, SP.
As festividades iniciaram-se na sexta-feira, após a missa do Sagrado Coração, com a benção do Mastro dos santos Pedro e Paulo. A dupla sertaneja Tony e Bento fechou com a primeira noite da festa com um show bastante animado.
No sábado à tarde, foi a vez do grupo de violeiros “Só caipiras da Serra”, e à noite, após à missa, apresentação da quadrilha do grupo Jovens com Cristo e o disputado bingo.
As comunidades, pastorais e movimentos do Santuário, ofereceram em suas barracas, comidas típicas e brincadeiras.
No domingo, a festa começou com a tradicional Missa Sertaneja campal presidida pelo padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos padres Alexandre Matias e Lídio Sampaio. Neste domingo, a liturgia da Igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo. Neste dia também é comemorado o Dia do Papa.
Com o tema “Somos Pedras Vivas”, em sua homilia, o padre Alberto explicou sobre a importância dos santos. “Vemos o testemunho de Cristo em Pedro e Paulo. Pedro era um simples pescador. Paulo ao contrário, vinha de uma família rica e era bem instruído. Ele perseguia os cristãos, mas um dia ouve a voz de Jesus e se converte. O primeiro encontro que eles tiveram foi com Jesus e depois o segundo com o Espírito Santo. Temos que abrir o coração como fizeram estes dois homens de Deus. Os dois possuíam ousadia e desejo de pregar o evangelho”, salientou.
A liturgia do dia proporcionou a reflexão destas duas pessoas e sua fidelidade à Ele: No Evangelho de Mateus 16, 18-19, “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
E na segunda carta de Timóteo 4, 17: “O Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão”.
Quando nós olhamos para o Papa, vemos a igreja. A igreja fundada por Jesus Cristo para ser sinal de sua presença, é esta igreja feita de pedras vivas. Hoje, nós temos que entender que Senhor renova para nós o chamado feito para Pedro, “Segue-me!”. “Pedro foi transformado, assim como Paulo, lembre-se que Jesus também quer renovar a sua vida”, completou o padre.
“É a primeira vez que venho no Santuário, gostei muito da missa. Conheci o padre Alberto pelo programa Encontro com Cristo e desde então não perco um programa. Descobri que teria uma caravana para cá, e vim de ônibus com o pessoal de São Joaquim da Barra. Viajamos de madrugada, mas valeu a pena todo o esforço”, diz Karina Cristina dos Santos, auxiliar administrativa.
Além de católicos de Itapecerica, participaram também do evento pessoas das cidades da região, da capital paulista, do interior do Estado e até de outros Estados.
Após a missa, a já tradicional feijoada fez sucesso novamente, que este ano foi servida no salão paroquial.
Na parte da tarde, a Corporação Musical Imaculada Conceição fez uma belíssima apresentação no coreto da praça. Logo em seguida, as crianças da catequese encantaram a todos com a uma quadrilha diferente, uma adaptação da dança da fita.
Ao cair da tarde, mais fiéis foram chegando para a procissão de São Pedro com o carro de Boi e para a Benção das Chaves. Na seqüência, todos se divertiram com a quadrilha e o casamento caipira, conduzidos pela equipe do Encontro de Casais com Cristo. A Festa foi encerrada com o show da cantora Suelen Vito e banda.
A Festa só foi possível, graças a união de todas as comunidades, pastorais e movimentos da paróquia. O evento contou ainda com a parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itapecerica da Serra. O coordenador geral da festa foi Vicente de Moraes, mais conhecido como “Campeão”.
Obrigado a todos pela participação!