Um trabalho minucioso, que levou mais de três meses para ficar pronto. O resultado é incrível!
Tijolo a Tijolo, o artista Rocco Buttliere, de Chicago, construiu uma linda réplica Vaticano com peças de LEGO.
Ele levou mais de 500 horas ao longo de 70 dias para sonhar, projetar e criar o modelo. No entanto, a montagem da minúscula Cidade do Vaticano levou mais 300 horas e 28 dias.
Buttliere construiu a réplica da sede mundial da Igreja Católica com mais de 67.000 peças de LEGO e cerca de 1.300 peças individuais exclusivas.
Juntando a história
A paisagem extensa, que apresenta muitos aspectos da cidade de peregrinação, tem aproximadamente sete metros quadrados de LEGO. O trabalho cabe, por exemplo, em uma mesa de pingue-pongue padrão.
Buttliere disse que a incrível herança da Cidade do Vaticano o levou a criar todo o país a partir do LEGO. Embora o Vaticano não tenha sido sua primeira construção religiosa (ele construiu a Notre Dame de Paris no dia seguinte ao devastador incêndio de 2018), é a primeira vez que ele constrói um país inteiro.
Além disso, em 2019, Buttliere recriou a Cidade Eterna com 66.000 peças. De fato, criar o vizinho do Vaticano o ajudou a dar o pontapé inicial para a construção do Vaticano.
A inspiração
Uma viagem a Roma e à Cidade do Vaticano mostrou-lhe a história, a arquitetura e a cultura estonteantes espalhadas pela região. Essa viagem aconteceu em novembro de 2019, apenas três meses antes de a pandemia da Covid-19 afetar o mundo.
Em tempos de não pandemia, Buttliere costuma viajar para diferentes exposições de LEGO ao redor do mundo, exibindo suas enormes construções de monumentos e paisagens mundiais. Mas quando os planos mudaram, em março de 2020, e o mundo travou, ele mudou sua linha do tempo e começou a trabalhar na réplica do Vaticano.
Sonhando com o LEGO Vaticano
Usando programas de computador, modelos 3D, imagens de satélite e referências históricas, Buttiliere começou a montar o Vaticano com as famosas pecinhas.
A arquitetura variada do Vaticano, sua colunata oval e intrincados trabalhos em pedra e linhas radiantes, os jardins e edifícios inclinados exigiram uma criatividade especial para encaixar tal arquitetura nas peças do LEGO.
“Você apenas tem que ser criativo com as peças”, disse ele. “Algo retangular ou quadrado é mais difícil de recriar do que uma cúpula”, acrescentou.
Basílica de São Pedro: uma peça central
A montagem começou pela Basílica e a Praça de São Pedro. A réplica da famosa cúpula, por exemplo, apresenta caudas de dinossauro e dezenas de outros elementos exclusivos. Por outro lado, a Sala Paulo VI, onde o Papa Francisco costuma receber visitas sob seu teto ondulado, exibe em sua parede um escudo da coleção Star Wars da LEGO. Um azulejo vermelho escuro denota a janela papal no Palácio Apostólico, onde o Papa conduz o Angelus. Além disso, minifiguras brancas estão sobre a colunata de Bernini, uma versão dos “braços maternos da Igreja Matriz” do LEGO.
Apesar desses desafios criativos, Buttliere disse que foi agradável desenvolver esse trabalho. Através dos edifícios, jardins e fontes, Buttliere deu as boas-vindas à liberdade criativa e estética ao recriar com LEGO uma encosta inclinada nos Jardins do Vaticano, a primeira peça barroca em seu portifólio.
A réplica pode ser transportada dividindo-se em oito estágios com 15 subseções individuais.
Fonte: Aleteia