A estátua foi construída com base em estudos do Sudário de Turim e vai ser expostas em vários países.
“Há seis anos, eu vi um documentário em que Ray Downing famoso ilustrador e animador 3D] fez uma imagem 3D de Jesus do Sudário. Fiquei bastante impressionado e imaginei como seria poder fazer uma estátua hiper-realista de Jesus para poder vê-lo em toda a sua dimensão, como se estivesse à nossa frente”.
Com essas palavras, o peruano Walter Huamán (“Walt Wizard” é seu nome artístico) iniciou sua explicação à Aleteia sobre o início de um processo de sua autoria que levou a uma imagem hiper-realista de Jesus ressuscitado.
O próprio Walt reconheceu que, naquele momento, não se sentia preparado para desenvolver um trabalho de tamanha magnitude. Então, pediu a Deus que o ajudasse a saber a hora certa de iniciar o projeto.
“Eu não conhecia o Sudário (de Turim) a fundo, por isso quis recorrer a especialistas. Foi assim que pude conhecer Rafael de la Piedra, especialista nos estudos do Santo Sudário”, continuou Walt.
Foi através do especialista que o artista peruano conseguiu entrar em contato com representantes de centros de sindonologia em diversos países, como Espanha, Itália e México. Com todas as informações obtidas conseguiu levar adiante seu projeto
Materiais e processos
O Sudário de Turim tornou-se, assim, a principal fonte de reconstrução histórica na técnica hiper-realista. Foi a partir dele que Walt conseguiu obter informações como a altura de Jesus, bem como o comprimento de seu cabelo, barba etc.
“Sempre considerando que o corpo e outras características parecem mais longas do que o normal devido ao fato de que o pano estava em contato com reentrâncias e saliências no corpo “, esclareceu Walt.
“O passo seguinte foi fazer uma planta à escala real do corpo de Jesus que servisse de base à modelação. Nesta fase, um a um, os poros, canais lacrimais e características distintivas são inseridos”, descreveu o artista.
Quanto aos materiais para conseguir uma obra hiper-realista, Walt destacou a utilização do silicone de grau médico.
“É o material que mais se aproxima da pele humana porque também é usado na confecção de próteses médicas. A cor da pele teria que ser de acordo com o local de nascimento de Jesus, uma cor escura e bronzeada. Todos os cabelos da cabeça, cílios e sobrancelhas foram colocados um a um. As réplicas das roupas e acessórios foram feitas usando roupas originais da época de Jesus como referências” explicou Walt.
O resultado está na galeria abaixo. Clique e confira!
“Ele está sempre presente”
Walt Wizard tem 45 anos e se define como católico. Ele estudou no colégio La Imaculada dos padres jesuítas e também é engenheiro industrial pela Universidade de Lima. Considera-se um artista hiper-realista autodidata.
Em agosto de 2020, Walt ganhou notoriedade por uma reconstrução histórica (também hiper-realista) da padroeira do Peru, Santa Rosa de Lima. Por isso, quando questionado se havia também alguma motivação religiosa para empreender projetos semelhantes, ele respondeu:
“Quero contribuir com a arte que faço e colocá-la a serviço da fé para que mais pessoas possam se interessar pelo caminho de Jesus, que as novas gerações o conheçam melhor e aquelas pessoas que se perderam o caminho possam redescobrir ele”.
“Jesus é a luz que guia você no escuro, com tantas imagens de alta qualidade hoje em dia, é difícil impressionar as crianças. A arte hiper-realista impacta e permite que você tenha uma conexão emocional. Por isso quis atualizar a imagem dele de uma forma historicamente correta e poder de alguma forma nos colocar no lugar dele e ver, como humanos, o quanto ele sofreu pelo amor que tinha por nós”, disse Walt.
“A posição de Jesus é de braços abertos como se convidasse a segui-lo. Ele está sempre presente”, finalizou o artista peruano.
A estátua de Jesus e outros personagens fazem parte do Projeto “Jesus, Vida e Paixão”, que vai percorrer as principais cidades do mundo.
Fonte: Aleteia