Embora a solenidade de Corpus Christi seja celebrada na primeira quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, em várias dioceses as cerimônias são transferidas para o domingo por motivos pastorais.
A celebração do Corpo de Cristo foi comemorada neste fim de semana em arquidioceses como Buenos Aires, Argentina; Quito, Equador; Santiago de Cuba e na Diocese de Palm Beach, EUA.
Argentina
Na capital argentina, a cerimônia foi celebrada no sábado (10) pelo cardeal Mario Poli, administrador apostólico da arquidiocese de Buenos Aires, no átrio da catedral.
Na última celebração de Corpus Christi celebrada por ele, enquanto se espera a posse de dom Jorge Ignacio García como novo arcebispo, o cardeal Poli animou os fiéis a renovarem a sua convicção de ser “a Igreja da Eucaristia, missionária e solidária, como o Sínodo nos ensinou”.
“Em outras palavras, uma Igreja que celebra a vida de ponta a ponta de nossa existência, porque não deixamos de valorizar que cada um de nós vem das mãos do Criador, que deixou a marca de sua imagem e semelhança em todos os seus filhos, destinados à glória”, disse ele.
Equador
No Equador, as ruas do centro da capital Quito foram cobertas com tapetes de flores e a missa foi celebrada na catedral pelo arcebispo, dom Alfredo Espinoza, que elogiou as tradições do país, mas disse que “não podemos ficar em uma celebração muito colorida”.
Flores, cal y granos secos, entre los elementos para la procesión del Corpus Christi, este domingo en Quito
► https://t.co/mtvDqOoDcW pic.twitter.com/k4LeDowBgE— El Universo (@eluniversocom) June 11, 2023
“Há algo mais: uma celebração deve levar à vida”, disse o arcebispo de Quito.
Cuba
A arquidiocese de Santiago de Cuba celebrou esta solenidade ontem (11) com uma missa na basílica de Nossa Senhora da Caridade do Cobre.
A homilia foi dada pelo padre Juan Elizalde, que disse que na atual situação cubana, a solenidade de Corpus Christi “é muito útil para colocar as coisas no seu devido lugar”. O padre disse que “não podemos contentar-nos em acompanhar Jesus nesta Eucaristia, no dia do Corpus Christi, e depois fechá-lo, sem mais consequências, na consciência de cada um, e menos ainda deixá-lo fechado no Sacrário.
“Esta solenidade de Corpus Christi deve nos desafiar. O que eu faço para o Senhor? Manifesto publicamente minhas convicções religiosas não só com palavras, mas também com gestos, com comportamentos?”, perguntou.
Estados Unidos
Através de suas redes sociais, a diocese de Palm Beach publicou fotos da procissão que aconteceu ontem (11).
A procissão foi conduzida pelo reitor da catedral de Santo Inácio de Loyola, padre Gavin Badway. “Muitos enfrentaram o calor para rezar o terço, honrar a presença real de Jesus e iniciar a fase paroquial de um ano do Avivamento Eucarístico Nacional”, disse a diocese em sua conta no Facebook.
Fonte: ACI Digital