O evento “Together we can spike for love” será realizado na terça-feira, 30 de janeiro, na plataforma CharityStars. A equipe esportiva do Vaticano unirá forças com a equipe italiana FederVolleyball e muitos outros campeões. Os lucros serão doados para as crianças pobres do Dispensário Santa Marta e para as crianças frágeis da Associação “C’è da fare”.
A Federação Italiana de Vôlei, em colaboração com a Athletica Vaticana, está organizando na terça-feira, 30 de janeiro, a partir das 12 horas locais, o leilão beneficente “Together we can spike for love” (Juntos podemos aumentar o amor) na plataforma internacional “CharityStars”. Os lucros do leilão serão doados à Fundação Dispensário Pediátrico Santa Marta, que auxilia, no Vaticano, famílias em situações difíceis, garantindo exames médicos especializados gratuitos e doando produtos infantis, e à Associação “C’è da fare ETS”, que está comprometida em arrecadar fundos para financiar projetos de apoio a jovens em estado de sofrimento psicológico e psiquiátrico agudo.
O compromisso com o Papa
No dia 30 de janeiro de 2023, o presidente da FederVolley, Giuseppe Manfredi, assumiu o compromisso com o Papa Francisco – por ocasião da audiência com as seleções de voleibol – de criar uma iniciativa de solidariedade através do esporte. E assim o mundo do vôlei entra hoje em campo, disponibilizando inúmeros objetos como camisas oficiais, bolas e “peças” icônicas assinadas pelas estrelas das seleções italianas. O leilão solidário é também apoiado pela Confederação Europeia de Voleibol e pela Liga de Voleibol Masculino e pela Liga de Voleibol Feminino. O “primeiro lote” do leilão inclui camisas, bolas e outros “objetos” assinados pelos atletas das seleções italianas de vôlei masculino e feminino, começando pelas duas capitãs Simone Giannelli e Myriam Sylla.
A presença de campeões de vários esportes
O leilão solidário Together we can spike for love – informa uma nota da Athletica Vaticana – não está ligado apenas ao mundo do vôlei. Em particular, já está disponível no “primeiro lote” a bicicleta Pinarello usada pela Athletica Vaticana no Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada 2023 em Glasgow e assinada pelo Papa Francisco. Também no “primeiro lote” do leilão estão o caso autografado de Sofia Goggia; o blusão olímpico de Dorothea Wierer; as camisas (autografadas) de Javier Zanetti e Ivan Basso e os uniformes de competição do esgrimista Paolo Pizzo, do campeão olímpico de karatê Luigi Busà e de Peyton Manning, astro do futebol americano do Denver Broncos. Nos próximos “lotes” do leilão estará presente um extraordinário grupo de protagonistas esportivos – com os seus objetos autografados: entre estes, os campeões olímpicos Caterina Banti e Ruggero Tita, Fabio Basile, Nicolò Campriani, Carlos Tevez; a campeã paralímpica Ambra Sabatini; os campeões mundiais Remco Evenepoel, Noah Lyles, Clemente Russo, Peter Sagan. E novamente o revezamento 4×100 de atletismo, vice-campeão mundial (Lorenzo Patta, Marcel Jacobs, Roberto Rigali, Filippo Tortu), Odette Giuffrida, a equipe Luna Rossa, Vincenzo Nibali, Alberto Contador e muitos outros campeões de ontem e de hoje.
Experiências pessoais
No estilo da “cultura do encontro” fraterna e inclusiva proposta pelo Papa Francisco, existem também algumas experiências pessoais diretas. Já no “primeiro lote” – continua a nota – há propostas para jantar junto com Ferdinando De Giorgi, comissário técnico da seleção masculina de vôlei, ou com o ícone do vôlei mundial Andrea Lucchetta, hoje testemunho do projeto federal de escolas Volley S3 e comentarista da Rai. Também é possível ganhar um jantar na casa de Antonella Palmisano, campeã olímpica de marcha atlética em Tóquio. Para os amantes do cinema, no “primeiro lote” está em leilão a exibição reservada a quatro pessoas do filme “Noite antes das provas” no cinema privado do cineasta Fausto Brizzi e de Silvia Salis, vice-presidente adjunta do CONI. Nos próximos “lotes” a Associação “C’è da fare ETS”, em colaboração com o RCS e o Giro d’Italia, oferece também uma experiência exclusiva: a possibilidade de participar de uma etapa do próximo Giro-E (evento paralelo ao Giro d’Italia) com uma bicicleta de corrida elétrica, junto com o ator Paolo Kessisoglu, presidente da Associação, e a equipe “C’è da fare ETS”. Muitos os campeões esportivos que aderiram ao leilão solidário: a iniciativa continua aberta a todos aqueles que queiram contribuir com o próprio objeto ou recordação ou com uma experiência. Uma oportunidade verdadeiramente única, portanto, de ajudar quem mais precisa, num espírito de altruísmo, também através da experiência esportiva.
Para participar
É possível participar do leilão solidário on-line acessando a página dedicada ao projeto na plataforma “CharityStars”. Após o “primeiro lote”, on-line a partir das 12h00 do dia 30 de janeiro, o leilão contará com a apresentação gradual, ao longo das semanas, dos numerosos itens disponíveis. A imagem identificadora do leilão é um desenho simbólico assinado por Maupal, gentilmente cedido pelo artista e pelo L’Osservatore di Strada, a revista mensal do L’Osservatore Romano, jornal do Santa Sé, para amizade social e a fraternidade.
Fonte: Vatican News