Uma Via Sacra, uma conferência e a celebração de uma Missa irão marcar o lançamento da Campanha da Quaresma da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS – ACN Portugal) em apoio à Igreja da Ucrânia. O país está em guerra desde 24 de fevereiro de 2022, quando foi invadido pela Rússia.
O lançamento acontece neste fim de semana (dias 8 a 10 de março) e contará com a presença do bispo responsável pelo Departamento da Pastoral da Migração da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Dom Stepan Sus. Ele irá a Portugal especialmente para participar desta iniciativa.
O objetivo é promover um momento de oração pela paz na Ucrânia e por todos que sofrem perseguição religiosa no mundo.
A iniciativa começa nesta sexta-feira, 8, com a Via Sacra na Igreja Paroquial de Arroios, em Lisboa; a conferência acontece no sábado, 9, na Paróquia da Ramada, em Odivelas. Nesta ocasião, Dom Stepan Sus irá falar sobre os desafios e esperanças que se colocam aos ucranianos após dois anos de guerra.
E no domingo, 10, o patriarca de Lisboa, Dom Rui Valério, preside uma Missa na Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Ramada, que será transmitida ao vivo pelo canal de TV português – TVI.
Todos estes eventos terão transmissão ao vivo nas redes sociais da Fundação AIS, no Facebook (acninternationalorg) e YouTube (FundacaoAIS).
Fonte: Canção Nova