Nos últimos anos, muitas pessoas se consagraram por moda, sem compreender o que é a consagração, o que acabou criando uma imagem distorcida dela.
O clube de livros “Minha Biblioteca Católica” lançou uma campanha nacional para incentivar os brasileiros a se consagrarem a Nossa Senhora.
O movimento nacional prevê 30 dias de preparação, com encerramento em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Uma página foi criada para compilar as principais informações da iniciativa.
O coordenador dessa jornada será uma das maiores referências do país no assunto, o padre Francisco Amaral, que é autor dos livros “Sou todo teu, Maria: uma geração consagrada à Imaculada” e “Segredos da Virgem Maria”. O sacerdote gravará uma série de vídeos para instruir os fiéis durante a campanha.
“A Virgem Maria é o próprio caminho que Deus escolheu. Como podemos querer que Jesus seja gerado em nós, sem um ventre materno que o gere? Consagrar-se a ela é estar no útero espiritual de Nossa Senhora, para que ela gere o Cristo em nós. Assim, quanto mais marianos nós formos, mais de Jesus Cristo nós seremos”, reflete o padre Francisco Amaral.
O padre conta que decidiu fazer parte da campanha por ser um movimento inédito no Brasil. “Nos últimos anos, muitas pessoas se consagraram por moda, sem compreender o que é a consagração, o que acabou criando uma imagem distorcida dela. Abracei essa campanha porque nosso país precisa ser consagrado a Nossa Senhora. Teremos uma formação com um acompanhamento organizado, contando com o alcance e o destaque da Minha Biblioteca Católica. Essa é uma providência de Deus para que a consagração seja conhecida em sua essência”, acrescenta o padre.
“O Brasil precisa dessa ação”
O propósito da iniciativa é oferecer um caminho fácil, curto, perfeito e seguro para a santidade — tudo isso a partir da devoção estruturada por São Luís de Montfort.
“Nossa Senhora é a grande intercessora. É através dela que muitas das nossas orações chegam ao pai. Por isso, é justo e necessário que avancemos um próximo passo na fé, consagrando-nos a ela. O Brasil precisa dessa ação”, pontua Matheus Bazzo, fundador da Minha Biblioteca Católica.
Diversas personalidades farão parte dessa iniciativa, compartilhando sua jornada de consagração nas redes sociais. Entre os nomes estão o cantor Dunga, a cantora Celina Borges e as missionárias Thayna Azevedo e Priscila Camargo.
O livro de cabeceira de São João Paulo II
O padre Francisco Amaral destaca que o “Tratado” era o livro de cabeceira de João Paulo II. Tanto que, em razão disso, o papa assumiu como lema de seu pontificado “Totus Tuus”. Ou seja, “Todo teu”, referindo-se a Maria. A obra ensina — de uma forma prática, didática e acessível — como viver essa consagração.
Para realizar plenamente esse ato de devoção a Nossa Senhora, é importante que cada um faça a leitura do método.
O cronograma da campanha de consagração
Serão 30 dias de jornada, que se dividirão nos seguintes períodos:
Agosto: leitura do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Monfort. Preparação para iniciar as orações.
12 a 23 de setembro: exercícios espirituais preparatórios à consagração solene, conforme o método de São Luís Maria Grignion de Montfort. São 12 dias preliminares.
24 a 29 de setembro: orações da primeira semana.
30 de setembro a 5 de outubro: orações da segunda semana.
6 a 11 de outubro: orações da terceira semana.
12 de outubro: ato de consagração no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Clique aqui para participar!
Fonte: Aleteia