Milhares de peregrinos de todo o mundo se preparam para participar Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, entre os dias 1º e 6 de agosto. Do Brasil, são cerca de 10 mil pessoas, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Muitos deles já tinham um grande desejo de participar da JMJ e contaram com a providência divina para realizar este sonho. “Quando o padre me convidou para ir para a JMJ, eu disse: ‘quero ir, não sei como vou conseguir, mas eu vou’”, disse à ACI Digital a advogada Marina Paiva Castilho, de 29 anos.
Esta será a primeira jornada de Marina, que faz parte do Movimento de Vida Cristã (MVC), em São Paulo (SP). Ela contou à ACI Digital que nasceu em uma família católica, mas “nunca mergulhava fundo na religião”. Em junho de 2021, começou a participar do MVC após o convite de uma amiga. “Meu amor foi crescendo, meu entendimento, minha maturidade espiritual”, disse.
Marina contou que no meio de 2022, o padre responsável pelo grupo de jovens do qual participa falou sobre a JMJ. “Aquilo começou a arder em meu coração”, disse. Em dezembro, o mesmo padre a convidou para a jornada de Lisboa. “Eu disse: ‘Não sei como eu vou, não sei se vou ter condições de ir, mas Deus está falando que eu tenho que ir’. Algo ferveu em meu coração como nunca. Mas, até então, eu não tinha condições para ir, porque uma viagem para a Europa é cara”, disse.
Mesmo sem ter condições, já que “nem no cartão de crédito tinha limite para comprar as passagens”, Maria estava decidia a ir para a JMJ Lisboa 2023. Então, seu pai lhe emprestou o cartão para comprar as passagens. Foi na Quinta-feira Santa deste ano. “Mas, por mais que tivesse conseguido comprar as passagens, eu não estava feliz, porque estava com medo de não conseguir pagar. Eu até pedi perdão a Deus na missa e disse: ‘Deus, obrigada por ter conseguido passar as passagens, mas ainda estou muito preocupada’”, recordou.
No dia seguinte, Sexta-feira Santa, Marina foi para a Celebração da Paixão, mas ainda chorava, preocupada com a dívida das passagens. Ao final da celebração, quando já retornava para casa com a mãe e o irmão, o padre responsável pelo grupo de jovens telefonou para ela. “Ele me disse: ‘Lembra que eu falei que você tinha que acreditar no propósito da viagem? Então, recebemos uma doação de um casal anônimo e foi uma doação alta. A maior parte dessa doação, você vai conseguir pagar a primeira parcela que estava te preocupando tanto’”.
“Ali, vi que Deus estava abrindo meu caminho para a JMJ”, disse. Segundo ela, durante todo o tempo, apegou-se à oração, principalmente do terço, “pedindo a ajuda de Deus e Nossa Senhora”. “Mas foi uma graça muito maior do que eu esperava”.
Logo em seguida, os jovens de sua paróquia conseguiram algumas doações de equipamentos eletrônicos que rifaram para conseguir pagar as outras parcelas de suas passagens. “Foi bênção em cima de bênção, Deus nos abençoando e Maria nos guiando, mostrando que era para eu estar vivendo isso. Lá em dezembro, quando disse que iria, mesmo sem saber como, o padre disse que esse era o propósito. Hoje, estou vivendo este propósito. Estou extremamente ansiosa para a viagem, porque sei que vou viver coisas grandiosas lá”, disse.
Em Jandaia do Sul (PR), o influencer católico Matheus Pinheiro, conhecido nas redes sociais como Math Colo de Deus, de 28 anos, também nutria um grande desejo de ir para a JMJ Lisboa 2023, mas não tinha condições. “Eu não ia para a jornada, mas estou indo pela providência divina mesmo”, disse.
“Eu não ia para a jornada por conta do valor e eu não tinha me programado com antecedência. Já estava consciente que não iria. Mas, meu desejo de estar na jornada aumentou quando vi que lá vai acontecer o primeiro encontro mundial de influenciadores católicos. Então, mais do que nunca, eu quis ir sabendo que não poderia”, recordou.
Até que “um benfeitor me mandou mensagem falando desse encontro de influenciadores e perguntando se eu ia. Eu disse que não. Então, esse benfeitor disse que pagaria minhas passagens se eu quisesse ir. Eu falei que seria meu sonho e ele me mandou minhas passagens compradas e a minha inscrição na jornada”, contou Math, que é leigo consagrado na Comunidade Colo de Deus e idealizador do projeto Igrejeiro, “que reúne os 50 maiores influenciadores católicos do Brasil”.
“Estou indo por total providência divina. É a providência de Deus na minha vida. Um pouco inacreditável, mas Deus me deu esse presente e eu estou muito feliz porque vou estar na jornada”, completou.
Math, que já tinha participado da JMJ Rio 2013, contou que ainda está “anestesiado com tudo o que está acontecendo”. Além de ganhar as passagens e inscrição na jornada, foi convidado para servir como ministro extraordinário da Eucaristia na missa de encerramento da jornada.
Segundo ele, os organizadores da JMJ entraram em contato com missionários da Colo de Deus em Portugal e pediram ajuda, “porque será muita gente na missa”. Então, ele foi indicado para servir na celebração. “Para mim, representa uma experiência que nunca vivi na minha vida. Vou entregar Jesus para os outros. É meio doido, porque meu trabalho na internet é levar Jesus para as pessoas. Mas, eu vou viver essa experiência mesmo de levar Jesus eucarístico para as pessoas. Estou desnorteado. Estou vivendo esse momento e perguntando o que Deus quer da minha vida”.
Math contou que não é ministro extraordinário da Eucaristia. “Fui convidado só para este momento. Na hora tem uma designação e só pode servir naquela missa. Além de mim, outras pessoas estarão nessa mesma situação”, disse.
Fonte: ACI Digital