A notícia foi anunciada em comunicado neste sábado (2) pela pela Diretoria de Saúde e Higiene do Governatorato. O plano de vacinação deve começar na segunda quinzena de janeiro, “planejada de acordo com os critérios de seleção das categorias mais expostas ao contágio e segundo as adesões voluntárias”.
A imunização contra o coronavírus de funcionários e cidadãos do Estado da Cidade do Vaticano, como também de familiares que dependem do Fundo de Assistência à Saúde do Vaticano, vai começar nos próximos dias do mês de janeiro. A notícia foi confirmada em nota à imprensa divulgada neste sábado (2) pela Diretoria de Saúde e Higiene do Governatorato.
Segundo o comunicado, “é previsível que as vacinas possam chegar ao Estado na segunda semana de janeiro, em uma quantidade suficiente para cobrir as necessidades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”. A nota explica ainda que, para armazenar as doses das vacinas, foi adquirido um “refrigerador de temperatura ultra baixa”.
Critérios de vacinação
Assim, o plano de vacinação deve começar na segunda quinzena de janeiro, “planejada de acordo com os critérios de seleção das categorias mais expostas ao contágio e segundo as adesões voluntárias”. A Diretoria de Saúde e Higiene afirma que será dada prioridade aos profissionais de saúde e de segurança, aos idosos e àquelas pessoas de contato frequente com o público.
As doses serão administradas no átrio da Sala Paulo VI, no Vaticano, pelos médicos e enfermeiros que trabalham no Vaticano, “sempre de acordo com as recomendações sanitárias” para enfrentar a pandemia.
Fonte: Vatican News