Iniciativa apoiada pela Pontifícia Academia para a Vida vai reforçar a importância do médico de base, questão já expressa pelo Papa.
No dia 16 de novembro será lançada, no Vaticano, a primeira campanha mundial em favor do papel e da vocação do médico da família. A iniciativa tem como slogan “obrigado, doutor” e foi pensada pela associação sem fins lucrativos SOMOS Community Care, formada por mais de 2,2 mil médicos que servem principalmente a imigrantes. A ação é apoiada pela Pontifícia Academia para a Vida e outras organizações médicas, de enfermagem, cívicas e acadêmicas.
A campanha surgiu para retomar a preocupação expressa pelo Papa Francisco de dar soluções à crise do sistema de saúde em muitos países, onde os médicos de base sofrem com a falta de apoio e reconhecimento profissional, fatores que colocam em risco a relação médico-paciente.
A iniciativa será apresentada em uma coletiva de imprensa, na Sala Bento XVI do Pontifício Colégio Teutônico no Vaticano, às 13h do horário local. Durante a entrevista, será publicada a “Declaração para a redescoberta do médico de família”, que objetiva recordar aos governos, às instituições públicas e aos sistemas sanitários a necessidade de colocar novamente no centro a figura do médico de base.
Entre os participantes estão o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Vincenzo Paglia; o chanceler da mesma instituição, Monsenhor Renzo Pegoraro; o presidente da SOMOS Community Care, doutor Ramón Tallaj; o CEO da comunidade, doutor Mario Paredes; e o presidente da Federação Nacional dos Médicos Italianos, doutor Filippo Anelli. Também participarão do evento representantes da Associação dos Médicos Católicos, de associações de enfermagem, de instituições de saúde, hospitais e escolas de medicina.
Fonte: Canção Nova