Carpinteiros artesanais demonstram como o telhado da catedral foi montado pela primeira vez há séculos – e como isso poderia ser feito novamente
A catedral de Notre Dame brilhará novamente. O devastador incêndio de 15 de abril de 2019 destruiu a estrutura do telhado da igreja, conhecida como “floresta” por causa das grandes vigas de carvalho que sustentavam o telhado. Alguns especularam que a catedral de 800 anos nunca poderá ser a mesma por causa da escassez de árvores grandes o suficiente na França para produzir esse tipo de madeira.
Mas uma demonstração em frente à catedral no sábado, em que carpinteiros artesanais fizeram uma treliça com carvalhos recém-derrubados, deu esperança de que tal projeto ainda seja possível.
Usando serras e machados medievais, os membros da Charpentiers sans Frontieres cortaram à mão madeira de carvalho em vigas e as encaixaram na forma triangular necessária para apoiar o telhado de Notre Dame. O evento fez parte de uma celebração pública do Dia do Patrimônio Europeu.
Apesar do grupo de carpinteiros ter dado um show fascinante, ainda não se sabe definitivamente qual técnica será usada para criar e instalar as treliças de madeira, destacou Associated Press.
Mas a demonstração evidenciou que a decisão de replicar a catedral em sua forma original foi acertada, disse o general Jean-Louis Georgelin, que chefia a reconstrução da catedral.
“Isso mostra em primeiro lugar que fizemos a seleção certa ao escolher reconstruir a carpintaria de forma idêntica, em carvalho da França”, disse Georgelin à Associated Press. “Em segundo lugar, mostra-nos o método pelo qual reconstruiremos a estrutura, treliça após treliça.”
A carpintaria pode acabar sendo a parte fácil, comparada com o que deve sustentar as treliças.
“Nós temos a madeira. Nós sabemos como fazer ”, disse Philippe Gourmain, especialista em silvicultura que trabalha no projeto da catedral, à AP. “O grande problema é com relação à pedra.”
O serviço de notícias explicou que algumas pedras foram danificadas pelo fogo e “não é tão fácil agora” encontrar pedras semelhantes, disse Gourmain.
Para se ter uma ideia do que aconteceu na construção do telhado de Notre Dame, há cerca de oito séculos, clique aqui e assista ao vídeo.
Fonte: Aleteia