A Pastoral Catequética promoveu o retiro interforanial da catequese no dia 29 de julho, na Comunidade Santa Luzia, no bairro da Lagoa em Itapecerica da Serra. Participaram do retiro catequistas das foranias de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Taboão da Serra. O coordenador diocesano da catequese, Cleber Rafael Gois, também esteve presente.
O retiro teve como objetivo aproximar os catequistas para uma troca de experiência entre as realidades vivenciadas nas paróquias sobre catequizar.
O encontro iniciou-se às 9h com santa missa presidida pelo Padre Alexandre Matias (assessor da catequese da forania de Itapecerica), seguido de palestras e outras atividades.
A primeira palestra, conduzida pelo teólogo Raylson Araújo, do Santuário São José Operário, sobre o Ano do Laicato, foi baseada no Documento 107: “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No período da tarde, Felipe Silva da Diocese de Osasco, fez a segunda palestra abordando o tema “Catequese e Liturgia”, e em seguida fez dinâmicas com o grupo. Logo após, houve um sorteio de prêmios para os catequistas.
As palestras e dinâmicas fizeram os catequistas refletirem sobre a abordagem utilizada para a missão evangelizadora. “O retiro foi muito produtivo, devido ao tema, porque é fundamental conhecer os documentos da Igreja. A semente tem que ser plantada, germinada para futuramente dar frutos. Ou seja, não adianta preparar alguém para o sacramento e depois perder. A família é o alicerce das crianças”, comenta a catequista Marli Sales Pereira de Lima, do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia.