“Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias” é o documento que foi apresentado ao Papa Francisco e aos jornalistas
A presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) entregou ao Papa Francisco o documento “Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias”. O texto traz reflexões e propostas pastorais a partir da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe realizada em novembro do ano passado na Cidade do México.
Os membros da presidência foram recebidos ontem, 31, pelo Santo Padre e após se reuniram com o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin. Também estiveram na sede do Dicastério para a Comunicação onde compartilharam o documento com os jornalistas.
O presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, no Peru, recordou que a proposta do Pontífice foi dar vida a um novo processo, um encontro eclesial e sinodal reunindo todos os membros do Povo de Deus. Essa experiência inédita, de caráter presencial e virtual, possibilitou, segundo o bispo, a escuta recíproca e o discernimento comunitário.
A audiência com Francisco
“A Assembleia Eclesial representou uma ponte ideal entre o Sínodo Pan-Amazônico e o próximo Sínodo universal sobre sinodalidade”, que tem suas raízes na “eclesiologia de comunhão”, considerou Dom Miguel. O bispo qualificou a Assembleia Eclesial como “um laboratório prático da sinodalidade” no espírito da Conferência de Aparecida.
Os membros da Presidência do Celam também conversaram com o Santo Padre sobre os desafios pastorais da Igreja latino-americana e caribenha, bem como sobre algumas realidades específicas. Também agradeceram pela recente aprovação dos novos estatutos do organismo episcopal e da recente decisão com relação ao fundo Populorum Progressio.
Por sua vez, o Papa Francisco expressou sua satisfação ao receber o Documento da Assembleia Eclesial, solicitando que seja amplamente divulgado e compartilhado com os Dicastérios. Da mesma forma, manifestou o desejo de que o processo de renovação e reestruturação do Celam continue se consolidando, além de outras orientações pastorais.
Estiveram no encontro com o Papa o presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte; o primeiro vice-presidente, Cardeal Odilo Pedro Scherer; o segundo vice-presidente, Cardeal Leopoldo José Brenes; o presidente do Conselho de Assuntos Econômicos, Dom Rogelio Cabrera e o secretário-geral, Dom Jorge Lozano. Também esteve presente o secretário-geral adjunto, padre Pedro Brassesco.
Sobre o documento
O documento foi entregue em cinco idiomas – espanhol, português, francês, inglês, italiano e alemão. O texto tem 146 páginas e está estruturado em diversas partes, constituindo uma contribuição para a reflexão e o caminho das comunidades na América Latina.
“Seu conteúdo é uma expressão da vontade pluralista de uma Igreja em movimento, porque reúne as contribuições das diversas vocações e ministérios do Povo de Deus que participaram como fiéis “discípulos missionários” no discernimento dos desafios e orientações pastorais. É, portanto, também uma expressão profética”, refere um trecho da apresentação do documento. Leia o texto na íntegra, em português, aqui.
Fonte: Canção Nova