O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia realizou, de 16 a 21 de fevereiro, o Cerco de Jericó, com o tema: Batalha Espiritual – Retira-te Satanás.
O Cerco é uma semana que consiste em proporcionar aos fiéis uma verdadeira batalha espiritual, através da intensificação da oração, adoração ao Santíssimo, pregação da Palavra de Deus e Eucaristia.
Muitas muralhas são derrubadas através da força da oração no Cerco e, no Santuário, não foi diferente. Para isso, além do tema central (Batalha Espiritual – Retira-te Satanás), cada dia dessa semana de batalha contou com um “subtema”, sendo eles, respectivamente: “Diabo Existe”, com padre Lídio Sampaio, “Ação Normal do Demônio: tentação, pecado e feridas interiores”, com padre Vinícius de Oliveira, “Ação Extraordinária do Demônio: Possessão, com padre Rodrigo Natal”, “O Diabo e as Falsas Doutrinas”, com Alberto Gambarini”, “Existe Malefício? O que Fazer? Com Douglas Pinheiro” e “Remédio Contra o Diabo”, com padre João Henrique.
Todas as noites proporcionaram aos inúmeros fiéis que compareceram ao santuário a oportunidade de se aproximar mais de Jesus e de seus ensinamentos, além de trazer, de forma contundente, a certeza de que a força da oração é capaz de derrubar qualquer obstáculo.
Os temas foram explorados de forma a mostrar que os problemas do dia-a-dia estão presentes na vida de todos e são mais comuns do que se pode imaginar. O tema conduzido pelo padre Alberto Gambarini, (O Diabo e as Falsas Doutrinas) foi um bom exemplo disso. Quantas vezes o cristão procura ajuda na magia, na feitiçaria, na adivinhação…e se esquece que o verdadeiro remédio, aquele que cura tudo, está na palavra de Deus.
Nas palavras do padre Vinicius, no segundo dia do Cerco “seremos tentados até o fim da nossa vida (…) o pecado entra para destruir a nossa vida”. E é justamente por isso, que dias destinados ao Cerco de Jericó são tão importantes. Para que o fiel, aquele que crê, jamais esqueça que a oração e a Palavra são capazes de curar qualquer ferida e não devem ser esquecidas, porque, como disse o padre Rodrigo Natal, no terceiro dia do Cerco “quando Ele chega, a escuridão se dissipa”.
O Cerco de Jericó foi encerrado, de fato, em 23 de fevereiro, no Louvor Encontro com Cristo, no Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra.