Neste ano, proposta é que juventude aprofunde a questão da fome, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023.
A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o tema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023. O DNJ é celebrado oficialmente no último domingo de outubro em todas as dioceses do Brasil, mas cada diocese pode alterar esta data de acordo com sua agenda.
Neste ano, a Pastoral Juvenil propõe aprofundar a questão da fome em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023 com o tema: “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).
De acordo com a Pastoral Juvenil, “o tema, refletido e rezado, lembra o caráter missionário do DNJ, e um convite do Senhor a estar “ao seu lado”, para depois enviar a amar como Ele ama”.
Esse convite é contido no plano da Pastoral Juvenil, “Ao seu lado”, no eixo “Cidadania: casa comum e dignidade humana”. O incentivo é à “conscientização sobre a crise socioambiental de forma a motivar ações em defesa da vida e da Casa Comum nos diferentes contextos”.
O plano pastoral também visa motivar a atuação das juventudes nas diversas instâncias governamentais e organizações civis de reflexão e elaboração de políticas públicas, “tendo em vista a promoção da vida plena para todos”.
Preparação da celebração
A Comissão Episcopal para a Juventude, em conformidade com as orientações pastorais para a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas Igrejas particulares, elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, propôs um caminho pedagógico “nos rastros”, com o seguinte cronograma:
– Em agosto, após a JMJ Lisboa, o cartaz e o subsídio estarão à disposição para download no site Jovens Conectados;
– Nos meses de agosto, setembro e outubro, as expressões juvenis são convidadas a realizarem os encontros formativos contidos no caderno do DNJ;
– Nas três primeiras semanas de outubro, as expressões juvenis são convidadas a realizarem missões em suas paróquias, em sintonia com o mês missionário;
– No último domingo de outubro (oficialmente), celebração do DNJ em todas as dioceses do Brasil. Visto que cada diocese poderá realizar a celebração do DNJ de acordo com seus calendários.
Fonte: Canção Nova