Com o lema “e todos ficaram saciados” (cf. Mt 14,13), data tem como proposta impulsionar ações de transformação da realidade, sobretudo da fome.
A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o cartaz e o subsídio para o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Neste ano celebrada em 29 de outubro, a data tem como objetivo celebrar as juventudes com espírito missionário e na luta por um mundo mais justo e fraterno.
O DNJ habitualmente aprofunda o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano foi “Fraternidade e Fome”. Assim, o lema escolhido foi “e todos ficaram saciados” (cf. Mt 14,13). Além disso, apesar de ser marcado para o último domingo de outubro, cada diocese pode escolher a melhor data para celebrar o DNJ, de acordo com sua própria realidade.
Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilsom Basso, o DNJ é uma celebração das juventudes católicas brasileiras que pode impulsionar ações de transformação da realidade, sobretudo da fome que fere o corpo e a dignidade das pessoas.
“Como seguidores de Jesus, atentos aos seus ensinamentos e gestos, não podemos ficar indiferentes à realidade que nos rodeiam e que impede muitos de nossos irmãos e irmãs a viverem o projeto que Deus sonhou para suas vidas”, afirma Dom Vilsom.
Material para o DNJ 2023
O cartaz do DNJ 2023 foi desenvolvido pelo artista gráfico e ilustrador Jason Bacchi, de Montes Claros (MG). Membro da Comunidade Filhos de Maria, o jovem manifesta sua alegria em participar do projeto e explica que se inspirou no cartaz da Campanha da Fraternidade para criar o do DNJ deste ano.
“A inspiração partiu do lema ‘Todos ficaram saciados’ (cf. Lc 9, 17) que nos remete a esse cuidado de Deus por nós, oferecendo o Pão da Palavra e da Eucaristia para fortalecer nossos vínculos de comunhão e fraternidade. As juventudes têm fome dessa comunhão e partilha. A unidade e fraternidade são testemunho da presença e ação de Deus em nossas vidas”, conclui Jason.
Por sua vez, o subsídio preparatório traz três encontros preparatórios, com orações, leituras bíblicas, propostas de reflexões e divulgação de ações concretas da Igreja e da sociedade civil no combate à desigualdade, em especial a fome.
Em sintonia com o plano trienal de evangelização “ao seu lado”, o material conta ainda com uma proposta de Lectio Divina, com o objetivo de promover aos jovens uma profunda experiência com a palavra de Deus.
Para acessar o subsídio, clique aqui.
Fonte: Canção Nova