A pedido do Papa Francisco, textos sobre Concílio Vaticano II oferecem subsídios preparatórios para Jubileu 2025; no Brasil, já foram lançados nove volumes.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou seis novos volumes da coletânea “Cadernos do Concílio”. Organizado pelo Dicastério para a Evangelização, o conjunto de textos visa a preparação para o Jubileu 2025.
A pedido do Papa Francisco, foram produzidos 34 volumes abordando as quatro constituições principais do Concílio Vaticano II, a fim de relembrá-las. Um grupo de teólogos, estudiosos da Sagrada Escritura e jornalistas produziram o conteúdo que está sendo traduzido pela CNBB para o Brasil, totalizando até agora nove textos disponibilizados.
Os seis novos volumes que foram publicados são:
A inspiração
O quarto volume da Coleção, de autoria do Monsenhor Antonio Pitta, professor da Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, trata do tema da Inspiração Divina, que guiou as discussões de elaboração do texto da Constituição Dei Verbum.
A Sagrada Escritura na vida da Igreja
O quinto volume da Coleção é de autoria de Marco Cardinali, jornalista e teólogo, e trata da Sagrada Escritura na Vida da Igreja, tema presente na Constituição Dei Verbum.
A Liturgia no Mistério da Igreja
O sexto volume da Coleção é de autoria do Pe. Arturo Elberti, Doutor em Liturgia pela universidade Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, e trata da Liturgia no Mistério da Igreja, tema presente na Constituição Sacrosanctum Concilium.
A Sagrada Escritura na Liturgia
O sétimo volume da Coleção trata da Sagrada Escritura na Liturgia e é de autoria do Pe. Maurizio Compiani, biblista.
Viver a Liturgia na Paróquia
O oitavo volume da Coleção é de autoria do Pe. Samuele Ugo, Doutor em Teologia, e trata do tema Viver a Liturgia na Paróquia, presente na Constituição Sacrosanctum Concilium.
O Mistério Eucarístico
O nono volume da Coleção “Cadernos do Concílio” é de autoria da Ir. Fulvia Maria Sieni, monja agostiniana, e trata do Mistério Eucarístico, tema presente na Constituição Sacrosanctum Concilium.
Fonte: Canção Nova