Promovido pela PUCRS em parceria com a CNBB, Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana acontecerá entre 4 e 6 de março de 2024.
Entre os dias 4 e 6 março do ano que vem acontecerá o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana. O evento é promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O congresso é um espaço de reflexão interdisciplinar em torno da realidade urbana contemporânea, visando à qualificação da reflexão teológica e da ação pastoral da Igreja na atualidade. Para isso, busca estudar elementos relevantes da cultura urbana para a evangelização e propor caminhos para a ação pastoral nos meios urbanos, entre outras ações.
“Pretende-se promover um espaço de reflexão interdisciplinar em torno de questões relevantes acerca da realidade urbana contemporânea, a fim de contribuir para uma resposta atualizada da Teologia e da Pastoral aos desafios emergentes do contexto urbano hodierno, em vista de qualificar a reflexão e a ação de seus agentes, bem como atender às demandas da Evangelização na atualidade, em preparação para o Jubileu da Esperança, em 2025”, explica a comissão organizadora.
São convidados a participar do congresso bispos, presbíteros, diáconos, consagrados, seminaristas, agentes de pastoral, estudantes, professores de cursos de graduação e pós-graduação e o público em geral. A organização fornecerá certificado mediante a frequência mínima de 75%.
As atividades no dia 4 de março serão abertas às 14h e o encerramento acontecerá com a celebração da Missa pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, Cardeal José Tolentino de Mendonça, a partir das 12h de 6 de março. Durante o congresso, inclusive, será celebrado o Doutorado Honoris Causa do Cardeal Mendonça.
Durante os três dias de evento, diversas conferências serão realizadas. Interessados em apresentar resumos para comunicação oral podem submeter seus trabalhos até o dia 12 de janeiro de 2024. As inscrições são pagas e podem ser feitas pela internet (para acessar o site, clique aqui).
Fonte: Canção Nova