Celebrado anualmente em agosto, mês das vocações deste ano terá como centro das reflexões “Igreja: uma sinfonia vocacional”.
A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o tema do mês vocacional deste ano. As reflexões terão como centro “Igreja: uma sinfonia vocacional”. Além disso, foi publicado o lema da edição de 2024: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).
O mês vocacional foi instituído em 1981, na 19ª Assembleia Geral da CNBB. O objetivo principal é conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. Desde então, todos os anos alguma temática é trabalhada.
O tema foi aprovado em setembro do ano passado, inspirado em uma mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023. Segundo o assessor da comissão, padre Guilherme Maia Junior, a escolha se baseia no fato de que “cada um de nós que compõe a igreja dá a sua nota, o seu tom para gerar essa grande harmonia que temos que ter no trabalho pastoral, olhando em cada lugar o desempenho da nossa vocação, a vocação para qual Deus nos chama”.
Em relação ao tema, o sacerdote enfatiza a importância da oração. “A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional”, comentou, “é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe”.
“Hora Vocacional”
Para orientar os trabalhos, foi elaborado um subsídio intitulado “Hora Vocacional”, composto por diversas sugestões para encontros, terços, celebrações, entre outros. O padre Guilherme afirma que “é um subsídio bem completo para que todas as paróquias, comunidades e regionais se organizem para celebrar bem o mês vocacional”.
O material será apresentado em uma live, transmitida pelo canais oficiais da CNBB na próxima segunda-feira, 22, às 19h. Participarão dessa transmissão o bispo de Parintins (AM) e referencial do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV), Dom José Albuquerque; os assessores da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, irmã Maristela Ganassini e o padre Guilherme Maia; e o vice-coordenador nacional do SAV-PV e membro do clero da Diocese de Itapipoca (CE), padre Raul Cardoso.
Fonte: Canção Nova