Iniciada no Dia dos Pais, a semana prevê ainda sete encontros, direcionados à reflexão vocacional dentro do ambiente familiar.
Em poucos dias, a Igreja no Brasil celebrará a Semana Nacional da Família. O período começa no Dia dos Pais, que este ano será comemorado no dia 13 de agosto, e se estende até o sábado seguinte, 19. Para auxiliar as famílias, a Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou o subsídio “Hora da Família”.
A Semana Nacional da Família de 2023 tem como tema “Família, fonte de vocações”. O lema que orientará as atividades, alinhado com o 3º Ano Vocacional do Brasil, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), em referência à passagem bíblica sobre os discípulos de Emaús. Ao todo, o subsídio prevê sete encontros para promover as vocações no ambiente familiar.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, afirma que “é no seio familiar, Igreja doméstica, com suas alegrias e tristezas, com seus dons e suas fragilidades, Deus chama as diferentes vocações para servir a Igreja, na multiplicidade de carismas a serviço da missão”.
Ele, que foi o coordenador da Comissão para a Vida e a Família no quadriênio 2019-2023, também indica que “quanto mais nossas famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais veremos surgir vocações para servir toda a Igreja”.
O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães dos Santos, ressalta a importância de uma campanha como esta. Afinal, é na família “que as vocações precisam ser trabalhadas”, tornando necessário que “seus membros descubram aquele chamado que Deus, no seu infinito amor, colocou no íntimo de cada coração e que é a única possibilidade de vida feliz”.
Confira, a seguir, os preparativos para cada um dos encontros da Semana Nacional da Família. Para outras informações, clique aqui.
Dia dos Pais – A vocação de ser pai
Preparação: ter a imagem de São José, fotos de figuras masculinas que representam a paternidade: pai e avôs. Além disso, preparar uma Bíblia e uma vela.
1º Encontro – Vocação: graça e missão
Preparação: Ter imagens de Santos para lembrar que, ao descobrir a vocação e pela graça recebida, abraçaram a missão. Além disso, ter a Bíblia aberta em Mc 3,13-19, uma vela (para lembrar a luz de Cristo) e sandálias ou um cajado (para lembrar a missão).
2º Encontro – Chamados a ser povo de Deus
Preparação: Uma mesa revestida de uma toalha branca, uma vela, uma imagem da Sagrada Família, foto de pessoas em uma missa e a Bíblia.
Para as crianças: Distribuir livros ou artigos infantis sobre o chamado de Deus à Abraão. Ler e explicar a história do povo de Deus.
3º Encontro – Vocação dos discípulos missionários
Preparação: Uma mesa revestida de uma toalha branca, uma vela, uma imagem de Santa Teresinha, foto de pessoas em missão em casa, na comunidade e fora do país.
Para as crianças: (A fé sem obras é morta) três copos com água e três comprimidos efervescentes. Explique que os comprimidos efervescentes são a nossa fé, os copos com água são as pessoas. (Desenvolvimento da ação está no Hora da Família)
4º Encontro – Vocação: resposta de amor
Preparação: Uma mesa, toalha, vela, flores, a Bíblia em destaque e uma imagem da Sagrada Família (ou outro santo de devoção, como o padroeiro da comunidade, por exemplo).
Para as crianças: Cartolina e pincel atômico. A cartolina já pode conter previamente o traçado de um caminho que chegará a uma Bíblia aberta com uma cruz (desenvolvimento está no Hora da Família).
5º Encontro – Vocação: servir com alegria
Preparação: Em um ambiente organizado e acolhedor, a família que conduzirá o encontro recebe a todos com amor e alegria, como sinal de uma comunidade vocacionada que comunica o bálsamo da misericórdia e amor do Pai.
Para as crianças: Alguém fala com as crianças sobre a alegria de servir as pessoas, com “atos de amor” (gestos e ações) ao próximo. Pode-se destacar, entre outros: a visita de Maria à sua prima Isabel (grávida); a lavagem dos pés dos discípulos feita por Jesus. Após isso, as crianças podem falar sobre os seus “atos de amor” com os amiguinhos ou em família.
6º Encontro – Jesus chama para permanecer com Ele
Preparação: o ambiente deve ser preparado com carinho e simplicidade, poderá conter Bíblia, cruz ou imagem da Sagrada Família, vela e fotos de momentos especiais da família acolhedora, fotos dos Sacramentos, da paróquia à qual pertencem, demonstrando assim unidade da família com Jesus e a Igreja.
7º Encontro – Vocação é graça que une chamado e resposta
Preparação: Deve ser feita pela família: pais, filhos e quem mais morar na casa. Sugere-se chamar os vizinhos ou amigos da paróquia, grupo da Pastoral Familiar ou movimentos. Este encontro também pode ser realizado on-line ou somente pelos membros da casa, se não estiverem ainda inseridos em comunidades.
Fonte: Canção Nova