A Quaresma nos proporciona um tempo para unir a nossa visão do mundo com a de Jesus.
A Quaresma é uma época especial do ano em que somos convidados a abraçar novas disciplinas espirituais e aprofundar o nosso relacionamento com Jesus Cristo.
O Papa Bento XVI a via como um tempo perfeito para alinharmos a nossa visão do mundo com a de Jesus. Na sua mensagem de 2007 para a Quaresma, ele explicou que precisamos comparar o nosso olhar sobre a humanidade com o de Cristo.
Iluminada por esta verdade pascal, a Igreja sabe que, se quisermos promover o desenvolvimento na sua plenitude, o nosso próprio “olhar” sobre a humanidade deve assemelhar-se ao de Cristo. É impossível separar a resposta às necessidades materiais e sociais das pessoas e a realização dos desejos profundos do seu coração.
Bento XVI observava que, se realmente quisermos atender às necessidades do mundo de hoje, precisamos ver o sofrimento e a pobreza de todos com o olhar de Jesus.
A Quaresma nos proporciona um tempo para praticar diversas disciplinas espirituais que nos ajudam nesse objetivo. Bento XVI explicou, por exemplo, que o jejum, a oração e a caridade podem ajudar-nos de modo concreto a unir o nosso olhar ao de Jesus.
Diante do gigantesco desafio da pobreza que ainda aflige grande parte da população mundial, a indiferença e o isolamento egocêntrico são um forte contraste com o olhar de Cristo.
O jejum e a caridade, que, juntamente com a oração, a Igreja nos propõe de modo especial no tempo quaresmal, são meios adequados para nos alinharmos a este olhar. Os exemplos dos santos e a longa história da atividade missionária da Igreja fornecem valiosas inspirações sobre as formas mais eficazes de apoiarmos o desenvolvimento de todos. Mesmo nesta época de interdependência global, resta claro que nenhum projeto econômico, social ou político pode substituir a entrega de si mesmo ao próximo, na qual se expressa a caridade.
Atender às necessidades do mundo é uma atividade louvável, mas, segundo Bento XVI, deve ser acompanhada por um igual desejo de salvação espiritual dos outros. Esse desejo é fomentado através das disciplinas espirituais da Quaresma, alinhando o nosso olhar ao de Jesus Cristo.
Fonte: Aleteia