No Advento, antecipamos com esperança e alegria a renovação de toda a Criação através da Encarnação
“O compromisso para afastar a catástrofe ecológica”: esse foi o título que o Papa João Paulo II usou em sua audiência geral no dia 17 de janeiro de 2001 quando, pela primeira vez na história, a expressão “conversão ecológica” foi utilizada por um Papa. Ao iniciarmos o caminho do Advento deste ano que tal refletirmos sobre nosso chamado a cuidar da criação, para atender ao chamado de Deus de sermos guardiões desta terra que é nossa casa comum na qual o próprio Deus escolheu se encarnar e, como homem, revelou-nos o seu amor superabundante?
Assim como Ele veio para cuidar de nós e nos redimir, somos chamados a cuidar da terra e nos regozijar, pois ela também é redimida por Ele.
Beleza e responsabilidade
Como guardiões da criação, somos chamados a contemplar a beleza do mundo e reconhecer nossa responsabilidade em preservar e proteger a Terra através da qual Cristo realiza sua obra. Na encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco nos diz que “Desde o início do mundo, mas de modo peculiar a partir da encarnação, o mistério de Cristo opera veladamente no conjunto da realidade natural, sem com isso afetar a sua autonomia.” (Laudato Si’ 99)
Cabe a nós reconhecer o mistério de Cristo presente na Criação. A conversão ecológica de que falam São João Paulo II e o Papa Francisco é precisamente fruto do nosso encontro com Jesus Cristo que transforma a forma como nos relacionamos uns com os outros, com todas as criaturas e com a Criação.
O evangelista Mateus nos adverte a estarmos despertos e vigilantes para a vinda do Senhor. Ele nos lembra que, nos dias de Noé, as pessoas estavam tão distraídas que não viram o dilúvio que veio e as levou.
“Vigiai, pois”
Também podemos nos distrair facilmente hoje em dia com nossa vida confortável e não ver as crises sociais, climáticas e de biodiversidade que o mundo está sofrendo neste momento. “Vigiai, pois!” (Mt 24, 42). Enquanto aguardamos ansiosamente a luz do mundo, a vinda de nosso Salvador Jesus Cristo, também devemos preparar a nós mesmos e a terra para acolher esta Boa Nova. Ao nos prepararmos para Sua vinda e nosso encontro renovado com Ele, estejamos preparados para a transformação da maneira como vivemos e cuidamos de nossa casa comum.
Advento
Durante o Advento, iniciamos um caminho de preparação para o nosso encontro com Deus, e Ele vem ao nosso encontro na Criação – esta é a Boa Nova! No Advento, antecipamos com esperança e alegria a renovação de toda a Criação através da Encarnação, à medida que Jesus assume a vida material que compartilhamos com todas as criaturas.
Neste Advento, convidamos você a participar do retiro de Advento com o Papa Francisco e a Laudato Si’ no Hozana e ser guiado pelas palavras do Papa Francisco. Vamos dar uma especial atenção a como partilhamos este caminho de preparação em comunhão com a Criação, que também espera ansiosamente a redenção (cf. Rm 8,19-23).
Durante este retiro, a cada semana você será convidado para um chamado à ação, uma forma concreta de se preparar para o Natal de forma mais sustentável. Participe conosco enquanto aguardamos ansiosamente a vinda de Cristo, clamando com a Criação para que venha a luz do mundo! Clique aqui para participar!
Por Movimento Laudato Si, pelo Hozana
Fonte: Aleteia