por Miriam Esteban Benito
Neste Natal marcado pela pandemia, te convidamos a participar do melhor amigo-secreto da tua vida
O amigo-secreto é uma tradição deste tempo de Natal em quase todo o mundo. Trata-se de uma brincadeira em que todos presenteiam alguém e saem presenteados, de acordo com um sorteio aleatório entre os participantes.
Mas como fazer um amigo secreto em meio à pandemia. Como retribuir o carinho dos colegas e familiares com abraços e beijos? Sim, em 2020 estamos impossibilitados de tudo isso.
Amigo-secreto em tempos incertos
Apesar deste tempo difícil, te convido a organizar o melhor amigo de todos os tempos. Para isso, temos que nos lembrar das palavras do Papa Francisco:
“Quantas vezes a pergunta que as pessoas mais fazem é: O que posso comprar? O que mais posso ter? Preciso ir às lojas comprar… Digamos outra palavra: O que eu posso dar aos outros para ser como Jesus, que entregou-se a si mesmo e nasceu naquele presépio?”
O que dar de amigo-secreto
Ceder o assento no transporte público, estender a mão a um amigo, dar mais carinho aos nossos familiares, levar comida aos que precisam, mandar um presentinho de surpresa para quem passa por um momento difícil…
O que estou querendo dizer, de fato, é que o melhor amigo secreto de todos os tempos pode ser algo simples, cotidiano. Tudo soma, tudo conta. E as consequências e benefícios destes pequenos gestos contribuem para melhorar a vida dos que nos cercam. Certamente, a vida se torna mais vazia quando focamos nas nossas próprias necessidades.
Olhos abertos e ouvidos atentos
A pergunta que tem que estar presente em nosso dia a dia é: Como posso ser hoje o melhor amigo secreto?
Nossos ouvidos podem ser nossos grandes aliados na hora de ouvir os problemas dos outros. Assim, nos tornamos seus amigos secretos. Ouvir com verdadeiro interesse e empatia, sem dúvida, é uma enorme mostra de apreço e amizade.
Rezar é o melhor presente
Um grande presente de amigo-secreto é rezar pelos outros. Além disso, com esse gesto, nos inserimos no plano de Deus para o mundo, já que a oração é uma forma de servir ao senhor.
De fato, orar pelo outro é um grande gesto de amor. Mas por que rezar é um presente? Porque, dessa forma, estamos encomendando nosso amigo ao Único que pode dizer: “Faço novas todas as coisas”.
Deus sabe muito melhor do que nós quais são nossas necessidades e o que é bom para nós. Por meio da oração, o Senhor nos brinda com a oportunidade de aumentarmos a nossa fé e nossa confiança na Sua vontade.
Fácil, não é? Então, você anima participar do melhor amigo-secreto da sua vida neste Natal?
Fonte: Aleteia