Parte artística do monumento já foi concluída; veja fotos
Do alto do Morro da Antena, o Cristo está de coração e abraços abertos para abençoar e proteger a cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari, o Brasil e todo o mundo.
A estátua do Cristo Protetor já foi finalizada. O trabalho é do artista Markus Moura, que executou o projeto idealizado para ser a maior estátua de Cristo do mundo.
O monumento tem 37,5 metros de altura e fica sobre um pedestal de seis metros. Para ser ideia, o Cristo Rei da Polônia – que era o mais alto do mundo até então – tem 33 metros de altura e uma coroa de três metros.
Já o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro possui 30 metros de altura, e está em cima de um pedestal de oito metros.
O Cristo de Encantado, cuja obra começou em 2019, tem uma envergadura de braços de 39 metros, pesa 1.700 toneladas e está a 436 metros acima do nível do mar.
Complexo turístico
O monumento faz parte de um complexo turístico que ainda não foi concluído. Apenas a escultura está pronta.
O parque está sendo construído por meio de doações financeiras da comunidade local, de todo o Brasil e de fora do país. O local terá lojas, restaurantes e mirantes. “A gente fez a obra do Cristo pautada em três palavras: fé, devoção e gratidão. Só que a obra tomou uma proporção muito grande. Numa época de pandemia, o Cristo veio a somar na fé das pessoas”, diz Robison Gonzatti, vice-presidente da Associação Amigos de Cristo.
A ideia é que o Cristo alavanque o potencial turístico e econômico da região. Mesmo sem ter sido inaugurado, o local já recebeu mais de 53 mil visitantes oriundos de 20 países. “Estamos trabalhando em um projeto que irá gerar uma mudança no cenário turístico de toda a região, que certamente será um marco histórico para o turismo não apenas gaúcho, mas mundial”, diz Fabrício Medeiros, Gestor do Cristo Protetor.
Visitas ao maior Cristo do mundo
Por enquanto, as visitas podem ser feitas aos fins de semana e contemplam o acesso ao complexo de construção, com acompanhamento de guias locais credenciados. No passeio, que é pago, é possível contemplar com detalhes a obra artística do Cristo.
A inauguração do parque ainda não tem data para acontecer.
Clique aqui e veja como ficou o Cristo Protetor de Encantado.
Fonte: Aleteia