De hoje a 28 de setembro, a Comunidade Católica Shalom reúne missionários do mundo inteiro em Roma e Assis para comemorar o aniversário de 40 anos de fundação
Com o tema “Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres”, acontece, a partir desta sexta-feira, 23, até o dia 28 de setembro, a comemoração do aniversário de 40 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom. O evento acontecerá em Roma e em Assis e terá como programação uma visita às principais basílicas das cidades italianas e um encontro com o Papa Francisco.
A viagem, que acontece a cada cinco anos, é uma oportunidade de peregrinação que relembra e atualiza a experiência dos membros consagrados da comunidade com o sucessor de Pedro. Além disso, o momento também marca a comemoração de 40 anos da comunidade reconhecida pelo Vaticano no ano de 2012.
Segundo o organizador e membro da Comunidade Católica Shalom, Padre Franco Galdino, o evento vem sendo organizado desde o início de 2022 por uma equipe de voluntários de 40 missionários. A expectativa maior é para o encontro com Pontífice no penúltimo dia da viagem, 26 de setembro, às 9h30 da manhã (hora local).
“O que faz brilhar os nossos olhos e toda a equipe de serviço é preparar o encontro da Comunidade Shalom com o santo Papa, que para nós é muito significativo, já que a comunidade nasceu há 40 anos do jovem Moyses, fundador da associação, que diante do sucessor de Pedro, o Papa João Paulo II, ofertou a sua vida e se colocou à disposição para servir aqueles que estavam distantes de Cristo e da Igreja”, declarou o padre.
Testemunho dos missionários
Para a missionária e economista Maria Cláudia, que já participou duas vezes da convenção, e já está Roma, o momento é uma oportunidade de se reunir com a família Shalom e de renovar a oferta de vida aos pés do Papa.
“Minha expectativa é reviver esta experiência como comunidade, além de estar ansiosa para saber o que ele tem a nos dizer neste momento em que comemoramos 40 anos de um projeto de Deus, primeiro para nossa cidade Fortaleza e atualmente em vários lugares no mundo”, afirma ela.
A assistente apostólica da Comunidade Católica Shalom, Gabriella Dias, também já está em Roma para a comemoração. Ela ressalta que, a cada dia, os missionários Shalom renovam o desejo de se dar por inteiro como Jesus para evangelizar. “Então, a cada cinco anos vir aqui é especial, porque renovamos a nossa oferta a Deus, mas renovamos do jeito que ela surgiu, do jeito que ela nasceu, aos pés do Santo Padre, e o Papa Francisco acolheu esse nosso pedido e então nós teremos a alegria de mais uma vez renovar essa oferta aqui com irmãos vindos de todo o mundo”.
Moysés Azevedo, fundador do Shalom, o Papa Francisco e Emmir Nogueira, cofundadora do Shalom, em 2017, na Convenção dos 35 anos da Shalom / Foto: Divulgação
Programação
A programação inclui, na Basílica de Santa Maria Maior, pregação com a co-fundadora Emmir Nogueira o Frei Patrício Sciadini e Missa com o Cardeal Stanislaw Rylko. No domingo, os missionários visitarão a Basílica de São João de Latrão, e com o bispo auxiliar de Roma, Dom Benoni Amaro, refletirão sobre o tema dos pobres, da amizade com os pobres. “Irmãos do mundo inteiro também estarão dando testemunho do seu serviço”, observa Gabriella.
Na segunda-feira, 26, será o encontro com o Papa Francisco pela manhã na Sala Paulo VI. Na segunda à noite, missa presidida pelo prefeito do órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrel. O dia 27 será dedicado à evangelização dos jovens. “Nós teremos um encontro também em São Paulo Fora dos Muros [basílica]. Nesse dia, estará pregando para nós o Padre João Chagas do setor Jovem do Dicastério Leigos, Família e vida. No final nós teremos também um show com Missionários Shalom”.
A programação do dia 28, encerramento da convenção, será em Assis, uma vez que a vocação da Shalom tem muito a ver com São Francisco de Assis. “Teremos a pregação com Moysés Azevedo, que estará fazendo a síntese de todos esses dias, e nossa Santa Missa será presidida pelo Cardeal Marc Ouellet que é Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina”.
“Serão dias de muitas graças e nós esperamos que também aqueles missionários irmãos, amigos do Shalom possam nos acompanhar com a oração, e nos acompanhar através da nossa transmissão, tudo será transmitido. Nós desejamos que essa graça de sermos amigos de Deus, dos jovens e dos pobres, alcancem a muitos Shalom”, acrescenta Gabriella.
Comunidade Católica Shalom
Criada em 1982 na cidade de Fortaleza, Ceará, a Comunidade Católica Shalom foi fundada por Moysés Azevedo, aos 20 anos. O missionário foi escolhido pelo então arcebispo da capital cearense, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da arquidiocese.
Moysés rezou pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entregou a João Paulo II uma carta em que se colocou à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.
Dois anos após o encontro com o Pontífice, foi inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.
Completando 40 anos de instituição em 2022, a comunidade está presente em cerca de 26 países ao redor do mundo como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Angola, Reino Unido e Argentina, com mais de dez mil membros engajados em sua obra.
Além da espiritualidade, a associação também investe em diversos projetos de transformação social para crianças, jovens, adultos e idosos, e realiza anualmente o maior festival de música católica da América Latina, o Halleluya.
Fonte: Canção Nova