Comunicado da Santa Sé divulgado hoje relata trajetória de compromissos do religioso na capital russa como enviado do Papa.
Nesta sexta-feira, 30, a Santa Sé divulgou um comunicado sobre a visita a Moscou do presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e arcebispo de Bolonha, Cardeal Matteo Maria Zuppi. Ele viajou para a capital russa na última quarta-feira, 28, com o objetivo de estimular gestos de humanidade que ajudem a encontrar caminhos para uma paz justa.
Segundo o informativo, o cardeal se encontrou com o assistente do Presidente da Rússia para Assuntos de Política Externa, Yuri Ushakov, e com a comissária junto ao Presidente da Rússia para os Direitos da Criança, Maria Lvova-Belova. Durante as conversas, um dos temas abordados foi a deportação de crianças ucranianas.
Zuppi também fez uma breve visita à Igreja de São Nicolau em Tolmachi, na Galeria Tretyakov. O comunicado relata que o religioso se deteve em oração diante do ícone de Nossa Senhora de Vladimir, a quem confiou sua missão.
Outro compromisso foi o encontro com o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Kirill. Ao líder religioso, Zuppi transmitiu as saudações do Papa Francisco, e também conversou sobre iniciativas humanitárias que poderiam facilitar uma solução pacífica dos conflitos vividos.
O cardeal ainda se encontrou com os bispos da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia. Juntamente a eles e a um grande grupo de sacerdotes, e na presença de embaixadores e representantes do Ministério das Relações Exteriores, Zuppi presidiu uma concelebração na Catedral da Arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscou. Segundo o comunicado, essa foi uma oportunidade de transmitir à comunidade a proximidade, a recordação e a oração do Santo Padre.
Próximos passos
Por fim, o comunicado informa que os resultados da visita serão levados ao conhecimento do Papa Francisco, tendo em vista outras medidas a serem tomadas, tanto em nível humanitário quanto na busca de caminhos para a paz.
Fonte: Canção Nova