Vita Consecrata foi escrita por João Paulo II e segue como ponto de referência para os próximos anos
A exortação apostólica Vita Consecrata, escrita por São João Paulo II, completa 25 anos de publicação nesta quinta-feira, 25. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica recordam esse aniversário com uma carta. Destaca-se a riqueza e atualidade do documento que aborda a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo.
A carta publicada hoje é assinada pelo prefeito da Congregação, Cardeal João Braz de Aviz, e pelo secretário, Dom José Rodrigues Carballo. O título traz já um chamado aos religiosos: “Testemunhas da beleza de Deus 25 anos após a Exortação Apostólica Vita Consecrata”.
Recorda-se que a exortação, fruto da IX Assembleia do Sínodo dos Bispos, em outubro de 1994, foi publicada em tempos de grande incerteza. E, nesse contexto, definiu-se com certeza a identidade da vida consagrada: “ícone de Cristo transfigurado”.
Relação com Deus, testemunhas da beleza
O documento foi construído em torno da ideia de relação, gerada no e pelo mistério de Deus comunhão trinitária. Um aspecto dessa relação atinge o seu ápice quando o documento aborda o tema da formação. “Fica, então, claro, que não se trata de uma relação qualquer, mas de uma relação que nos leva a ter os mesmos sentimentos do Filho Obediente, o Servo Sofredor, o Cordeiro inocente”, frisa a Congregação.
A carta destaca ainda o encanto da Beleza, lembrando que os consagrados são chamados a ser testemunhas da beleza. “Se Deus é belo e o Senhor Jesus ‘é o mais belo entre os filhos do homem’, então, ser consagrado a Ele é belo”.
“Vita Consecrata certamente marcou a experiência e a reflexão das pessoas consagradas nos últimos anos. Estamos convencidos que ela deve continuar sendo um ponto de referência também para os próximos anos”, escreve a Congregação.
A carta termina convidando os consagrados a rezarem, confiantes, a Maria, por sua missão neste mundo. “Aproveitamos essa oportunidade para saudar-vos e desejar-vos todo bem no Senhor, Ele que é TUDO para nós, consagrados e consagradas”, conclui.
Fonte: Canção Nova