Hino do Congresso Eucarístico e logotipo foram apresentados pela Conferência Episcopal de Quito (Equador), sede do evento internacional.
“Fraternidade para curar o mundo” é o tema do 53º Congresso Eucarístico Internacional (IEC2024) que se realizará, em Quito, no Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024. Um tema inspirado nas palavras do Evangelho “Vocês são todos irmãos” (Mt 23,8), que recorda a atual experiência sinodal da Igreja chamada a se tornar lugar fraterno de inclusão, de pertença compartilhada e de profunda hospitalidade.
O logotipo e o hino oficial do Congresso foram apresentados, no dia 10 deste mês, na sede da Conferência Episcopal Equatoriana. As notícias relativas ao evento podem ser encontradas no site da Comissão Preparatória e da Pontifícia Comissão para os Congressos Eucarísticos Internacionais – www.iec2024.ec/el-congreso.
O logotipo
No logo, os símbolos são a cruz, o coração, a Hóstia e a cidade de Quito. A Cruz de Cristo, explica uma nota da Pontifícia Comissão para os Congressos Eucarísticos Internacionais, entra na carne do mundo para curar as feridas abertas pelo pecado: desobediência a Deus, abuso do próximo e exploração da criação. É o novo eixo da história. Ali onde a humanidade descarregou a maior violência contra o Cordeiro de Deus, é precisamente ali que Deus derramou o seu amor em abundância nos sinais da água e do sangue que brotaram do lado aberto de Cristo na Cruz. O Crucificado é o Ressuscitado. De braços abertos, abraça a todos como irmãos reconciliados com o Pai.
O Coração aberto de Cristo na Cruz é a fonte do amor que faz novas todas as coisas. A sua ferida já não transpira morte, mas é fonte de vida e de reconciliação. Portanto, as feridas abertas do Ressuscitado são as novas feridas do amor que curam, aqui e agora, todas as feridas ainda abertas do ódio, da inimizade, da violência e da morte.
O símbolo da Eucaristia
A hóstia se refere à Eucaristia, que é o ápice e a fonte de toda a vida cristã. A luz da Eucaristia dá uma nova direção à história humana, porque Deus continua reunindo o seu povo, do Oriente ao Ocidente, reunindo-o em torno da Palavra da vida e do Pão vivo que desceu do céu. A Eucaristia é vínculo de fraternidade: onde o pecado nos desconhece como irmãos, a celebração eucarística nos reúne na mesma mesa como filhos do mesmo Pai.
A cidade de Quito
Por fim, Quito, situada no meio do mundo, localizada na latitude zero, que expande a sua tenda para se tornar uma imensa cidade eucarística onde todos somos convidados a participar deste grande sonho de uma fraternidade redimida e curada pelo amor perfeito de Cristo, amor que sempre precede, amor que, nesta hora da história, ajuda a tomar consciência de que “Vocês são todos irmãos”.
Fonte: Canção Nova