A Basílica de Santa Clara em Assis guarda o Crucifixo que falou a São Francisco.
A igreja foi construída após a morte de Santa Clara, entre 1257 e 1265, perto da antiga igreja de São Jorge onde se encontravam os restos mortais de São Francisco até 1230.
Naquela época também foi construído o mosteiro no qual as Clarissas se mudaram de São Damião em 1260, carregando várias relíquias e também o Crucifixo que falou a São Francisco.
O crucifixo é de estilo bizantino e ficava inicialmente na igreja de São Jorge.
Atualmente, o Crucifixo fica guardado na Capela de São Jorge. O Cristo desse crucifixo falou a São Francisco e pediu-lhe para “reparar” a Igreja.
Além disso, na cripta da igreja estão guardados os restos mortais de Santa Clara, a primeira e mais fiel discípula de São Francisco. Atrás da cripta, estão expostas algumas relíquias franciscanas importantes, por exemplo, algumas túnicas humildes usadas por São Francisco e Santa Clara, uma blusa bordada de Santa Clara e algumas mechas de cabelo de Santa Clara cortadas por São Francisco.
A fachada da Basílica de Santa Clara está composta por pedra branca e rosa do Monte Subasio; a estrutura interior é uma só nave, como a igreja superior de São Francisco, que possui uma abside poligonal. Na nave existem duas capelas laterais com Santa Inês de Assis e São Jorge.
Além disso, do lado esquerdo, há oito tábuas de madeira, feitas em 1238, que mostram relatos da vida de Santa Clara.
O convento de clausura de Santa Clara situa-se ao lado do vale com um claustro ao qual se acede a partir da antiga cripta da igreja de São Jorge.
Fonte: acidigital