No dia 12 de outubro, durante as missas celebradas no Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, as crianças da catequese homenagearam a padroeira do Brasil, levando a imagem da santa até o altar e fazendo a coroação de Nossa Senhora Aparecida.
Em umas das missas celebradas pelo padre Alexandre Matias, ele falou sobre os ensinamentos de Nossa Senhora. “Maria é o modelo de vida cristã, três virtudes dentre muitas que ela tem me chama atenção. Primeiro, sua obediência, “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38); a segunda virtude a humildade, Maria meditava tudo em silêncio no seu coração e a terceira virtude é a caridade, ao lembrar o episódio em que Maria vai à casa de Isabel, ela não pensa duas vezes antes de ir à casa da prima para ajudá-la nos afazeres domésticos. Então, Maria é um modelo a ser seguido, temos que imitar as virtudes de Nossa Senhora”.
Maria é aquela que intercede junto ao seu filho pela humanidade. “O papel de Nossa Senhora na história da salvação é importante, e por isso que nós cristãos católicos temos que ter um grande carinho por Nossa Senhora. Nós não adoramos Nossa Senhora, mas nós a veneramos, porque foi através do sim de Maria, através do seu ventre sagrado que chegou até nós o Salvador, o libertador”, explica padre Alexandre.
“Por isso, nós temos que fazer aquilo que Maria nos pede no Evangelho (João 2,1-11 – As bodas de Caná), “Fazei o que Ele vos disser”. Como é que vamos agradar a Nossa Senhora? Obedecendo ao seu filho Jesus”, afirma.
“Celebrar a festa de Nossa Senhora é acreditar que o pecado pode ser vencido pela fé. Uma fé que assemelha àquela de Nossa Senhora”, finaliza o padre.