Terço pela paz é uma iniciativa da ACN, que convida paróquias, creches, escolas e famílias a se unirem à oração pela paz no mundo
A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) promove nesta terça-feira, 18, mais uma edição do “Terço com as crianças” pela paz. Paróquias, creches, escolas e famílias são convidadas a participar da iniciativa que é anual. É possível acompanhar a iniciativa pela internet: o canal no Youtube e Facebook da ACN Brasil transmitirá o terço com as crianças em uma live hoje às 19 horas.
O objetivo dessa campanha de oração é rezar pela paz e unidade no mundo. Também busca estimular crianças e jovens a confiarem em Deus nos momentos difíceis, conforme explica o presidente internacional da ACN, Cardeal Mauro Piacenza. “Deus estende suas mãos para nós, por meio de Maria, e por meio da oração do Terço Nossa Senhora nos conduz, como a uma só grande família, para os braços protetores e salvadores de Deus Pai.”
O pôster da campanha deste ano mostra duas mãos abertas, envolvendo e sustentando o globo, com as crianças de cada continente. Essas mãos simbolizam as mãos de Deus Pai, que criou o mundo por amor e que deseja salvar e conduzir todos até Ele.
Neste dia, em especial, a ACN confia a Deus, por intercessão da Virgem Maria, as populações que não podem viver em paz em diversas partes do mundo. Atenção para as situações de guerra, violência e pobreza extrema em lugares como a Ucrânia, Nigéria, Mianmar e Paquistão. Preocupante também a situação em algumas regiões como o Oriente Médio e o Sahel, na África.
O apoio do Papa
O Papa Francisco expressou seu apoio à iniciativa neste domingo, 16, ao discursar na oração do Angelus do meio-dia. Ele agradeceu às crianças por seu desejo de rezar pela paz e exortou os adultos a se unirem em sua oração. “Juntemo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora o povo ucraniano martirizado e outros povos que sofrem com a guerra e toda forma de violência e pobreza”.
“Nós vamos rezar o Terço com as crianças pedindo que a paz aconteça em seus lares e no mundo todo, sobretudo onde vemos situações de guerra, sofrimento e miséria profunda. Vivendo também o sentido mais profundo do amor cristão, iremos rezar pela conversão de coração daqueles que muitas vezes são os causadores dessas mesmas guerras, sofrimentos e miséria”, afirma o Assistente Eclesiástico da ACN Brasil, Frei Rogério Lima.
Material de apoio
A página da ACN na internet oferece material gratuito para aqueles que rezam nas paróquias, escolas, com grupos de crianças e nas famílias. O material contém instruções sobre como rezar o Terço, meditações curtas para as crianças sobre os Mistérios do Rosário, um Ato de Consagração a Nossa Senhora para as crianças, uma história em quadrinhos da parábola do Filho Pródigo, desenhos para colorir e um passo-a-passo de como fazer uma dezena do Terço de macramê. Os arquivos podem ser baixados no seguinte endereço: https://www.acn.org.br/terco-das-criancas
A campanha surgiu em 2005, à beira do caminho para um santuário de Nossa Senhora em Caracas, na Venezuela. Nesse lugar, um grupo de crianças rezava espontaneamente o Terço. Algumas mulheres que também estavam ali sentiram uma profunda presença de Nossa Senhora. Uma delas recordou que, certa vez, São Padre Pio havia dito: “Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar.” Após uma iniciativa local, a ACN começou a apoiar a campanha em 2008 e, em 2011, assumiu a organização tornando assim a campanha global.
Fonte: Canção Nova