Em um momento complicado de sua vida, a mãe de quatro filhos redescobriu seu amor pela criação de arte religiosa e a transformou em uma carreira de sucesso
Uma carreira é um exemplo de resiliência e auto-reinvenção profissional. Marietina é hoje uma referência no mundo da ilustração católica. Mas, se ela tivesse ouvido isso há 12 anos, não teria acreditado.
A origem: desemprego e um blog
Yolanda Díaz (seu nome verdadeiro) é natural de Barcelona. Ela estudou direito e trabalhou em uma empresa como consultora de recursos humanos. Mas veio a crise global de 2008 e ela ficou sem trabalho. “Até então, desenhar era apenas o meu hobby, e nunca pensei em ir além disso. Mas naquela época eu não estava achando fácil encontrar um novo emprego ”, explicou. Yolanda acrescentou:
“Um dia, um amigo que tinha visto meus desenhos me sugeriu: ‘Por que você não cria um blog?’ Eu criei, e lá eu comecei a publicar ilustrações, imagens da Virgem, primeira comunhão, cartões com imagens de santos … E eu tive a sorte de ser mencionada em [dois sites espanhóis populares ] hola.com e telva.com .”
Isso foi um grande impulso para sua popularidade da ilustradora católica. Depois disso, seu trabalho começou a ser conhecido.
O nome da ilustradora católica
Por que ela escolheu o nome Marietina? “Queria um nome que fizesse referência à Virgem Maria, em homenagem a ela. Como já existiam outros sites com o nome de Maria, procurei algo parecido e gostei da Marietina ”, contou à Aleteia.
Hoje ela produz muitas imagens de santos, de Jesus e todos os títulos da Virgem Maria. Ela pode ser contratada para criar ilustrações personalizadas.
Seus desenhos têm personalidade e são fáceis de reconhecer, como os de ilustradores católicos como Pati.te ou María Olguín.
“A minha ideia é desenhar imagens da Virgem de uma forma contemporânea. Eu tinha crescido com o [famoso artista espanhol] Ferrándiz e em casa tínhamos um quadro com uma imagem dele desenhada, e pensei que talvez tivesse ficado desatualizada. Gostaria que todas as casas tivessem imagens religiosas mais atuais, com mais luz e cor ”, explicou.
Aproximar as crianças de Deus por meio de ilustrações
Nestes 12 anos, Marietina tem recebido cada vez mais pedidos e encomendas.
“Fiz uma imagem de Nossa Senhora do Doce Nome e começaram a pedir-me em estampas. Um dia, uma mãe me disse que o colocariam no quarto do filho e que ele mandava um beijo para ela todas as manhãs ao acordar. Para mim, essa é a maior alegria que o trabalho que faço pode me proporcionar. É aproximar as crianças de Deus por meio de meus desenhos“, comemora a ilustradora
Feliz em seu novo emprego
A ilustradora católica Marietina remonta aos anos, como mãe de 4 filhos e avó do pequeno Mateo. Ela considera um golpe de sorte que sua vida tenha sofrido uma reviravolta inesperada quando ela ficou desempregada em 2008. “Transformei meu hobby em uma profissão”, diz
Marietina preparou muitos desenhos para o Ano de São José.
Entre os produtos que cria, Marietina faz calendários com os santos do dia, com devoções marianas e com imagens encomendadas. No Instagram ela já tem mais de 9.000 seguidores em todo o mundo.
“Eles imprimem e penduram na parede da escola”
Além disso, seu Instagram se tornou um recurso para famílias e catequistas católicos.
“Sempre que posso, coloco a imagem do santo do dia e adiciono sua vida e indico se ele é um santo padroeiro. Destaco suas virtudes, como coragem ou piedade. Às vezes, uso o calendário do santo do dia da Aleteia. E acontece que os pais mostram as imagens aos filhos. Recentemente, disseram-me: ‘Você não publicou hoje’, e há pais que me dizem: ‘Leio todas as noites para meus filhos’. Também há catequistas que imprimem e penduram na parede da sala de aula ”.
A ilustradora católica acrescenta:
“Acho que os santos são os modelos que as crianças devem ter. Eu olho especialmente para o exemplo dos primeiros cristãos, porque temos que viver em tempos complicados e suas vidas são pontos de referência. ”
Clique aqui para conferir um pouco deste belíssimo trabalho.
Fonte: Aleteia