Lançamento proporciona que devotos de Santa Dulce dos Pobres possam visitar seu Memorial virtualmente de qualquer lugar do mundo.
Os devotos de Santa Dulce dos pobres poderão conhecer mais sobre a vida e as obras da religiosa através da versão digital do Memorial Irmã Dulce (MID), lançado na última semana.
O projeto, que surgiu na época da pandemia, pôde ser concretizado agora, num momento muito propício, pois o Memorial Irmã Dulce encontra-se temporariamente fechado ao público. Desde o dia 1º de maio de 2023 o local deu início a reformas de requalificação museológica e museográfica, e a previsão de reabertura é janeiro de 2024.
A líder do Memorial Irmã Dulce, Carla Silva, afirma que este memorial virtual “é uma forma alternativa do público conhecer a história de vida e obra da primeira santa nascida no Brasil em qualquer lugar do mundo”.
Carla explica que no tour virtual os visitantes poderão conhecer todos os ambientes do espaço, onde a história da religiosa é apresentada de forma cronológica.
“O tour tem início na Capela das Relíquias, espaço localizado no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, onde estão os seus restos mortais e onde bate mais forte o coração das Obras Sociais. Em seguida, o visitante tem acesso à sala que trata do Processo de Canonização. Esta sala virtual foi criada especialmente para este projeto. O marco zero, o espaço do antigo galinheiro, onde tudo começou em 1949, também faz parte do roteiro. O visitante faz uma imersão completa, com áudios, fotografias e traduções em outras línguas”, explica Carla.
Um dos detalhes marcantes deste tour é poder ouvir a voz da própria Irmã Dulce.
“O visitante tem a rara oportunidade de ouvir a doce voz de Santa Dulce narrando a sua própria história a partir do espaço do Galinheiro e em mais três ambientes do tour. É emocionante…”, afirma a líder do memorial.
O projeto do tour foi idealizado e coordenado pela jornalista Cássia Candra, que faz parte da Assessoria de Comunicação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O projeto expográfico foi feito pelos museólogos Osvaldo Gouveia, líder da Escola de Dulcismo; Carla Silva, líder do Memorial Irmã Dulce, e Marcela Avendaño, colaboradora do MID. O projeto arquitetônico digital em plataforma 3D, foi idealizado e executado pelo arquiteto e designer Chico Passos, e contou com a produção da equipe MID e Escola de Dulcismo.
Irmã Dulce foi beatificada em 2011 e canonizada em 2019.
Fonte: Canção Nova